Mosteiro de Tibães acolhe Exposição «Corpo, Objeto, Espaço»

A inauguração da Exposição “Corpo, Objeto, Espaço”, de Carla Gaspar, decorre no dia 25 fevereiro, pelas 17h30, na Sala do Recibo do Mosteiro de Tibães. A mostra retrospetiva fica patente até 26 de março. Entrada livre.

“A exposição «Corpo, Objeto, Espaço» reúne um conjunto de fotografias estereoscópicas, de várias séries realizadas entre 2009 e 2022, selecionadas de acordo com o conceito: envolvência do corpo tanto com objetos como com o espaço circundante.

A série Mãos (2009) foi realizada em parceria com Filipe Rego, no âmbito do projeto Cíclope 3D que desenvolvo com este artista/fotógrafo. Nas fotografias, exibidas nas galerias Reverso (Lisboa), Arranca Corações (Porto) e Medellin (Cidade do México) com o título On The Other Hand, a posição das mãos simula a experimentação e admiração das joias expostas por baixo das fotografias.

Enlear (2022) pretende contrariar o expectável: perante a imobilidade dos objetos é o contorno que os entrelaça.

Na série Iminente (2019-22), os objetos traduzem o estado de suspensão, estáticos no tempo e no espaço, contrariando a força da gravidade. Podem ser perfurados, de modo a invadir o seu espaço interior, ou, com a mão ou outro objeto, suportados pelo observador, impedindo assim a sua queda.

As obras possibilitam a interação e dualidade entre os corpos – o Virtual e o Físico; a Fragilidade e a Resistência.

O Corpo em Mim (2019), projeto desenvolvido em parceria com quatro bailarinos da Escola de Dança Backstage, em Braga, consiste num conjunto de fotografias representando esculturas humanas envolvidas física e emocionalmente com os sólidos geométricos denominados Sólidos Platónicos. Platão estabeleceu uma relação entre estes sólidos e a construção do mundo, associando-os aos elementos da Natureza, nomeadamente o Tetraedro ao Fogo, o Hexaedro à Terra, o Octaedro ao Ar, o Icosaedro à Água e o Dodecaedro ao Universo.

Redenção (2017), um de uma sequência de retratos realizados a partir do mesmo tema, é uma série inspirada no filme Wings of Desire, de Wim Wenders. Metáfora da representação de um anjo em diferentes estados emocionais: inocência, interrogação, negação e aceitação.

A série Inflexo, influenciada pela corrente Minimalista, procura estudar as possibilidades estéticas de composição, não através de pintura ou escultura, mas a partir de estruturas bi ou tridimensionais que poderiam ser chamadas de “objetos” ou de “não-objetos” (dada a sua inutilidade) e, eventualmente, de instalações. Recria um espaço onde objetos semelhantes, repetidos e ordenados, projetam jogos de luzes diferentes, transformando a ordem e o ritmo dos mesmos.

Irromper #5 (2020) inclui-se numa série de fotografias realizadas no meu estúdio, no início do mês de Março de 2020, abrange o período entre o aparecimento dos primeiros casos confirmados do Covid-19, a fase de confinamento e o subsequente desconfinamento. O conjunto engloba fotografias de elementos naturais e de figuras humanas, emergindo da forma, retangular ou circular, que as isola do espaço exterior, simbolizando a necessidade de irromper e libertar do nosso constrangimento circunstancial.

A série Aos Meus Pés (2021), é um projeto realizado durante o segundo confinamento, reunindo imagens decompostas em dois conceitos – Vazio e Habitado. Ambos estão balizados por linhas retas ou circulares, que delimitam a ligação entre os espaços exterior e interior.

Todas as fotografias são estereoscópicas, em anáglifo. Necessitam de ser vistas com óculos de filtro vermelho e cyan.” Carla Gaspar

Biografia

Carla Gaspar nasceu, em 1968, em Vila Real e vive atualmente em Braga. É licenciada em Ed. Visual pela ESE – Caldas da Rainha. Tem-se dedicado à fotografia na produção e restauro.

Trabalha, desde 1996, como artista visual na produção de fotografias/imagens estereoscópicas e, com Filipe Rego, sob o nome de Cíclope 3D.

Tem exposto a nível nacional e internacional, destacando-se as exposições na Casa da Cultura (Ourense), Museu da Electricidade (Lisboa), Reservatório da Patriacal (Lisboa), Galeria Reverso (Lisboa), Galeia Adorna Corações (Porto), Bienal de Fotografia (Vila Franca de Xira), Galeria Medellin (Cidade do México), Museu dos Biscaínhos (Braga), Galeria ShairArt – Emergentes DST (Braga), Palacete dos Viscondes de Balsemão (Porto), CAAA (Guimarães), Plataforma das Artes e da Criatividades (Guimarães), Galeria

Autoria (Porto), Galeria InThePendant (Porto), Casa dos Crivos (Braga), Mosteiro de Tibães (Braga) e ZetGallery – Emergentes DST (Braga) e Galeria CTJV (Monção).

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos