DRCN: entidade de acolhimento de bolseiros de Doutoramento da FCT

A Direção Regional de Cultura do Norte será instituição de acolhimento de candidatos a Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas áreas de Património Cultural, Museus e Apoio às Artes.

No âmbito das candidaturas a Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico – Fundação para a Ciência e Tecnologia, a decorrer entre 1 e 31 março 2023, a Direção Regional de Cultura do Norte, dotada de equipa técnico-científica especializada, será instituição de acolhimento de projetos de doutoramento assentes nas suas grandes áreas de intervenção:  Património Cultural, Museus e Apoio às Artes.

Na área do Património Cultural, valorizam-se projetos que contribuam para a identificação e hierarquização dos bens culturais, através do inventário e classificação; gestão do património afeto à Direção Regional de Cultura do Norte, incluindo ações de reabilitação, conservação e restauro nos monumentos e acervo museológico, entre outras. A considerar, entre o conjunto de monumentos e sítios arqueológicos afetos, o Mosteiro de Santa Maria de Arouca, o Mosteiro de São Martinho de Tibães e a Estação Arqueológica do Freixo.

Na área dos Museus (Museu do Abade de Baçal e Domus Municipalis de Bragança; Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa; Museu da Terra de Miranda e Concatedral de Miranda do Douro; Museu de Alberto Sampaio e extensão Palacete de S. Tiago, Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Igreja de S. Miguel do Castelo; Museu de Lamego e Coordenação da Rede de Monumentos do Vale do Varosa), valorizam-se projetos que contribuam para a promoção da investigação das coleções e o conhecimento que delas deriva, criando materiais interpretativos, assim como, a criação de condições de acesso para todos os públicos.

Na área de apoio à Produção Artística, valorizam-se projetos que contribuam para o apoio das iniciativas culturais, locais, regionais ou nacionais, essencialmente as de caráter não profissional que, pela sua natureza, correspondam a necessidades ou aptidões específicas da região, desenvolvendo iniciativas, que fomentem a atividade cultural, nas suas mais diversas expressões, atentos aos agentes culturais regionais.

Os candidatos às Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico – Fundação para a Ciência e Tecnologia poderão discutir potenciais planos de trabalho com a Direção Regional de Cultura do Norte através do contato: ruimaia@culturanorte.gov.pt.

Mais informação sobre o processo de candidaturas às Bolsas de Doutoramento da FCT.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos