“Jogo do Pau” é Património Cultural Imaterial

Esta sexta-feira, 29 de dezembro, foi publicada em Diário da República a inscrição do «Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Com origem no mundo rural, onde o pau era usado por pastores e agricultores para conduzir o gado, mas também como arma de defesa e de ataque, o “Jogo do Pau” tem hoje expressão no espaço urbano, onde se afirmou como um jogo exigente a nível físico e intelectual.

O conhecimento tem passado de geração em geração, entre membros da mesma família, sendo gerador de um sentimento de pertença e identitário na região.

Manifestação de caráter performativo, pratica-se nas freguesias de Abadim e de Bucos, estando os protagonistas agrupados em duas escolas representadas pela Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim – ARDCA e pela Associação Desportiva e Cultural S. João Baptista de Bucos.

Preferencialmente feito em madeira de lódão, o pau é torneado manualmente, levando um tratamento próprio para não se partir.

A inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial vem, por um lado, salvaguardar esta tradição e, por outro, reconhecer a importância desta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade onde se insere.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
No próximo dia 29 de dezembro, pelas 21h30, o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, recebe o Coro Vilancico para um concerto de músicas natalícias que vai percorrer vários países europeus.
Siga-nos