Évora eleita como Capital Europeia da Cultura 2027

A Direção Regional de Cultura do Norte felicita a cidade de Évora que acaba de ser, oficialmente, anunciada como Capital Europeia da Cultura 2027. A cidade portuguesa irá ostentar o título a par de Liepaja, na Letónia.

Decorreu, esta tarde, no Centro Cultural de Belém (CCB) a cerimónia oficial de anúncio da cidade portuguesa que, em 2027, irá ser Capital Europeia da Cultura.

No lote das quatro cidades portuguesas finalistas estavam Braga, Aveiro, Évora e Ponta Delgada.  

A cidade vencedora – Évora – terá agora uma dotação financeira de 29 milhões de euros oriundos de fundos nacionais e europeus.

Na última semana realizaram-se visitas técnicas a cada uma das cidades em processo de seleção e, em Lisboa, decorreram as audiências finais com as delegações das quatro finalistas.

O anúncio do vencedor encerra um processo iniciado em 2019, que deu origem à apresentação de candidaturas de 12 cidades.

A tomada da decisão final esteve a cargo de um painel de jurados composto por 11 especialistas, designados por instituições europeias e pelo Ministério da Cultura português: Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto (Parlamento Europeu), Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino (Conselho Europeu), Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta (Comissão Europeia), Anne Karjalainen (Comité das Regiões), João Seixas e Suzana Faro (Ministério da Cultura português).

Em 2027, Portugal terá uma Capital Europeia da Cultura pela quarta vez, após Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

Durante a cerimónia realizada hoje, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou que as três cidades não selecionadas serão, nos próximos anos, Capital Portuguesa da Cultura, com uma dotação orçamental de 2 milhões de euros.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos