UNESCO: Aprovada a candidatura do projeto «Ponte… nas Ondas»

O Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural aprovou a candidatura luso-galaica do projeto "Ponte... nas Ondas" ao Registo de Boas Práticas no Património Cultural Imaterial.

No âmbito da 17.ª Sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural, foi aprovada a candidatura luso-galaica do projeto “Ponte… nas Ondas” ao Registo de Boas Práticas no Património Cultural Imaterial.

O Registo de Boas Práticas tem como objetivo o reconhecimento de programas, projetos e atividades que melhor refletem os princípios e objetivos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Este projeto junta-se assim à lista de 29 projetos e programas internacionais já aprovados desde 2009.

O Comité Intergovernamental da UNESCO salientou a qualidade do processo da candidatura “Ponte… nas Ondas”, apresentado em conjunto por Portugal e Espanha, o qual valoriza o envolvimento das comunidades, grupos e indivíduos na salvaguarda do património cultural imaterial comum e partilhado nos dois lados da fronteira luso-galaica.

Refere ainda que este modelo PNO!, enquanto experiência transfronteiriça,  pode ser reproduzido internacionalmente para reforçar o diálogo entre gerações e a transmissão do património cultural imaterial, potenciando também o diálogo e cooperação entre comunidades de diferentes países.

O projeto «Ponte… nas Ondas!» teve início em 1995, quando um grupo de professores de várias escolas primárias e secundárias de ambos os lados da fronteira começou a trabalhar em conjunto para manter, transmitir e disponibilizar contextos para manter viva a cultura patrimonial da sua raia.

Estes valores de união transfronteiriça promovidos pela «Ponte… nas Ondas!» contribuem para a preservação, difusão e transmissão de um património comum a diferentes comunidades e promove o diálogo intercultural.

O nome da Associação Ponte… nas Ondas! deriva da atividade de que surgiu: um dia de rádio que juntou escolas vizinhas de ambas as margens do rio Minho com o intuito de celebrar, a partir das escolas, o facto histórico que supôs para estas terras a inauguração de uma ponte física entre as localidades de Salvaterra de Minho (Espanha) e Monção (Portugal). Nessa altura, um grupo de 16 escolas decidiram então estabelecer uma ponte de comunicação através das ondas de rádio. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos