Procedimentos de autorização de trabalhos arqueológicos

Novo documento visa uniformizar procedimentos simplificados a implementar para os pedidos de autorização de trabalhos arqueológicos de prospecção e acompanhamento no âmbito de projetos de arborização e rearborização.

Circular n.º 1/2023 “Procedimentos simplificados de autorização de trabalhos arqueológicos a realizar no âmbito de projetos de arborização e rearborização: PATA Global no âmbito de projetos de arborização e rearborização”, foi aprovada a 23 janeiro 2023, com os objetivos de definir e uniformizar procedimentos simplificados a implementar para os pedidos de autorização de trabalhos arqueológicos de prospecção e acompanhamento no âmbito de projetos de arborização e rearborização; agilizar a tramitação dos procedimentos técnicos e administrativos e compatibilizar estes procedimentos com o calendário das operações florestais.

O presente documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Salvaguarda de Património Arqueológico em Operações Agrícolas e Florestais (DGPC e Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve), para possibilitar uma resposta mais eficiente aos processos de salvaguarda arqueológica decorrentes da atividade florestal, em respeito pelo estabelecido no Regulamento de Trabalhos Arqueológicos (RTA), Decreto-Lei n.º 164/2014 de 4 de novembro.

A realização de trabalhos arqueológicos está regulamentada pela Lei 107/2001 de 8 de setembro (artigos 74º a 79º) e pelo Decreto-Lei 164/2014 de 4 novembro (Regulamento de Trabalhos Arqueológicos).

Saber mais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos