Melgaço: Intervenção na Igreja de Paderne

A apresentação do projeto "Reabilitação, conservação e valorização da igreja e envolvente do Convento de São Salvador de Paderne” vai decorrer, amanhã, em Melgaço, contando com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural.

A cerimónia de apresentação pública do projeto “Reabilitação, conservação e valorização da igreja e envolvente do Convento de São Salvador de Paderne” vai decorrer, amanhã, pelas 18h00, em Melgaço, contando com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

A intervenção na igreja e envolvente do Convento de São Salvador de Paderne resulta de uma candidatura submetida pelo Município de Melgaço ao Programa Operacional Norte 2020, cabendo à Direção Regional de Cultura do Norte o apoio técnico à elaboração do projeto.

Classificada como Monumento Nacional, pretende-se colocar a Igreja do Convento de Paderne, situada na freguesia de Paderne, ao serviço da Estratégia Regional de atracão de visitantes, através da sua requalificação e valorização. A Igreja apresenta sinais alarmantes de conservação, tanto do edificado como do seu recheio artístico.

A história da igreja românica de Paderne é particularmente complexa, em especial a que se relaciona com as suas origens. Na primeira metade do século XII, o local foi sede de um mosteiro feminino, comunidade a que D. Afonso Henriques passou carta de couto (1141), em agradecimento pelo auxílio das monjas na tomada do castelo de Castro Laboreiro.

Ao longo dos séculos, foram escassas as alterações por que o conjunto passou. A principal reforma aconteceu no século XVIII, numa empreitada modesta que pretendeu atualizar esteticamente o interior do templo, através da colocação de um retábulo-mor, de painéis de azulejos e de um órgão. No século XX, as diversas fases de restauro incidiram mais sobre os telhados e os pavimentos, sem alterarem significativamente a estrutura original medieval.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos