Intervenção de restauro no Castelo de Guimarães

Encontram-se em fase de conclusão trabalhos de reabilitação, orçados em 20 mil euros, no Castelo de Guimarães, um dos monumentos mais visitados do País.

A intervenção, orçada em 20 mil euros, visou a reabilitação de soalho em pinho idêntico ao existente da Torre de Menagem, com tratamento com produto inseticida e fungicida, no soalho e estrutura dos três pavimentos; a revisão da cobertura do torreão sul, com substituição de telhas partidas, e restauro da asna estrutural; o restauro das portas da muralha e das torres, com decapagem da pintura existente, e reparação geral de madeiramentos das portas.

Classificado Monumento Nacional desde 1910, paradigma das origens da nacionalidade e da própria figura de D. Afonso Henriques, o Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais representativos do imaginário medieval português. A sua construção inicial remonta ao tempo de Mumadona Dias, que o mandou edificar pelos meados do século X, com o objetivo de defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães, dos ataques de muçulmanos e normandos.

Um diploma que assinala a entrega do então denominado Castelo de S. Mamede ao Mosteiro de Guimarães, em 4 de dezembro de 968, é a primeira referência conhecida a esta fortificação.

Encerrado ao público desde o passado dia 15 janeiro, assim como todos os museus e monumentos, por força das medidas de combate à pandemia, o Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais visitados do País.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos