Nota de Pesar: Bruno Navarro

A Direção Regional de Cultura do Norte manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Bruno Navarro, presidente da Fundação Côa Parque desde 2017. Bruno Navarro faleceu, ontem, vítima de doença súbita.

Nascido em Coimbra em 1977, Bruno José Navarro Marçal fez os estudos secundários em Vila Nova de Foz Côa e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, onde fez também um mestrado em História Contemporânea. Doutorou-se depois pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, onde chegou a ser professor, exercendo também a docência no Instituto Superior de Ciências Educativas. Era ainda investigador no Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia e no Centro de História da Universidade de Lisboa. da Ciência e da Tecnologia e no Centro de História da Universidade de Lisboa.

Bruno Navarro era um forte defensor do património, tendo sido ativista do movimento “As gravuras não sabem nadar” que, em 1994, a partir da escola secundária de Foz Côa, se opôs à construção da barragem da EDP que deixaria submersas as rochas com inscrições classificadas pela UNESCO em 1998 como Património da Humanidade.

O Museu do Côa começou a ser pensado logo nos primeiros dias da polémica da construção da barragem, no Baixo Côa, em 1995, mas foi apenas após a classificação da Arte do Côa como Património Mundial, em 1998, que o Governo português se comprometeu e avançou com a construção de um grande museu.

Em julho do ano passado, Bruno Navarro promoveu uma homenagem ao antigo primeiro-ministro e atual secretário-geral da ONU António Guterres por ter sido o político que, em 1995, suspendeu as obras da barragem, a favor da salvaguarda do património rupestre, considerado o maior santuário do paleolítico ao ar livre do mundo.

Créditos fotográficos: Nelson Garrido

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos