Congresso «Aurélia de Souza. Mulheres Artistas em 1900»

O Congresso Internacional «Aurélia de Souza. Mulheres Artistas em 1900» decorre nos dias 13 e 14 abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos e no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto. Inscrições até 10 de abril.

No âmbito das celebrações do centenário da morte de Aurélia de Souza, o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, o Museu Nacional de Soares dos Reis e a Câmara Municipal de Matosinhos organizam, nos dias 13 e 14 de abril de 2023, o Congresso Internacional AURÉLIA DE SOUSA. MULHERES ARTISTAS em 1900.

Aurélia de Souza (1866-1922) é uma das personalidades mais marcantes da arte portuguesa, na transição do século XIX para o século XX. A sua obra assume alguns dos grandes temas da pintura europeia da época, sendo de destacar a prática continuada do autorretrato e da autorrepresentação que se alarga à construção de narrativas pictóricas que envolvem a casa de família e as suas gentes. Outro aspeto original da obra de Aurélia é a prática da fotografia como componente, com assinalável grau de autonomia, do trabalho da pintura.

Aurélia foi aluna brilhante da Academia de Belas Artes do Porto e completou a sua formação com uma estada em Paris onde frequentou a Académie Julian (acompanhada pela sua irmã, também pintora, Sofia de Souza). Bem relacionada com o meio artístico e cultural portuense, participou também, em exposições em Lisboa, na atitude determinada de se afirmar como uma pintora profissional num meio predominantemente masculino em que as mulheres artistas não deviam ambicionar mais do que o estatuto benevolente de amadoras.

Programa disponível AQUI

Mais informações e inscrições AQUI

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos