«As Bravas»: exposição de fotografia de Paulo Pimenta

A exposição fotográfica “As Bravas”, uma homenagem às mulheres do Norte, da autoria do fotojornalista Paulo Pimenta, está agora patente no Vila do Conde Porto Fashion Outlet. Já passou por Lisboa e Amarante.

A exposição fotográfica, designada “As Bravas”, é uma homenagem às mulheres do Norte. ‘As Bravas’ conta com fotografias de Paulo Pimenta, a partir de um projeto da PELE – coletivo que desenvolve projetos de criação artística enquanto espaços de reflexão, ação e participação cívica e política.

“Nas montanhas do Marão (re)encontramos as nossas ancestrais, mulheres que lutam e resistem. Sussurram memórias silenciadas e cantam para espantar a solidão dos dias. Guardiãs de pés descalços e de lembranças de tempos duros, de histórias e cantigas do passado mas com o futuro no olhar.

O manto que as envolve foi cosido de retalhos vivos dos caminhos que fazem parte do seu quotidiano e da sua sabedoria. Também ele foi crescendo, florescendo e secando ao longo do processo de criação.

Esta exposição é uma celebração destas Bravas, figuras mitológicas vivas, arquétipos da natureza na sua forma mais bela e mais crua.”

Texto de PELE – Associação Social e Cultural

Criação coletiva concebida ao longo do projeto ENXOVAL – Tempo e Espaço de Resistência, financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian, que desde 2019 explora as temáticas da igualdade de género através das práticas artísticas, cruzando grupos comunitários do Porto e Amarante.

Sobre Paulo Pimenta

Nasceu a 24 de Dezembro de 1967. Fotojornalista do Jornal Público desde 1999. Desenvolve projetos de autor entre os quais com as companhias de teatro (Crinabel, As Boas Raparigas, Nec).

Vencedor de vários prémios, sendo o principal o Prémio Fotojornalismo 2010 Estação Imagem | Mora com a reportagem “Sabor”.

Realizou várias exposições individuais com destaque para “Histórias Fora de Palco”, no Centro Português de Fotografia; “Na casa de “ com uma tourné por várias FNAC do país; “Projeto Reintegração pela Arte”, na Galeria Municipal da Câmara de Matosinhos; “20 Anos de fotografia” da companhia de teatro As Boas Raparigas  em mupis no Porto; “O meu Paredes de Coura”, no Centro Cultural da vila; “Rock no Rolo”, no Palácio de Cristal, no Porto.

Foi um dos fotógrafos convidados e participantes da Exposição de Fotografia «8 Espaços para 7 Olhares», promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte e concebida no âmbito da Operação Rota das Catedrais do Norte de Portugal.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos