Ciclo de conversas literárias “Um Brinde a Agustina”

No âmbito do Ciclo de conversas "Um Brinde a Agustina", decorre no próximo dia 20 abril, pelas 17h30, o encontro "Os Limites da Biografia e da Ficção", com Francisco José Viegas, Mário Cláudio e Joaquim Vieira. Entrada livre.

Até junho, nos jardins da sua sede, no Campo Alegre, no Porto, a CCDR-NORTE promove um ciclo de 4 conversas literárias intitulado “Um Brinde a Agustina”, em homenagem à escritora e vizinha nortenha Agustina Bessa-Luís. Os encontros realizam-se às 17h30 de cada uma das datas, com entrada gratuita.

O primeiro encontro, intitulado “Uma Geografia Sentimental”, aconteceu a 28 de março e contou com a participação de Mónica Baldaque e de Bruno Vieira Amaral, com a moderação de Jorge Sobrado.

A 20 de abril, tem lugar o encontro “Os Limites da Biografia e da Ficção”, com a participação de Mário Cláudio e de Joaquim Vieira, com a moderação de Helena Teixeira da Silva. Conforme o título sugere, este encontro propõe-se a responder a duas questões fundamentais: “Quanto de verdade há na ficção? Quanto de ficção há no relato de uma vida?”.

A 18 de maio, decorre o encontro “O Cânone, Oh, O Cânone”, com a participação de Lídia Jorge, de Miguel Tamen e de Isabel Pires de Lima, com a moderação de Patrícia Fernandes. Este encontro aborda a polémica temática do cânone. Necessário ou desnecessário, à medida que criamos uma biblioteca afetiva e sentimental?

Por último, a 15 de junho, tem lugar o encontro “Toda a gente sabe que o livro é melhor que o filme”, com a participação de Pedro Mexia, de Patrícia Muller e de Eduardo Brito, com a moderação de Sérgio Almeida. A frase é dita e redita vezes sem fim, mas será mesmo verdade? É a esta questão que este encontro pretende responder.

Programa completo e mais informações aqui.

A iniciativa faz parte das Comemorações oficiais do Centenário de Agustina com o objetivo de valorizar e promover o legado artístico e cultural da escritora; estudar, valorizar e promover os vínculos territoriais de Agustina no contexto do Norte de Portugal, contribuindo para posicionar o Norte como Região cultural, literária e criativa; fomentar dinâmicas de criação, programação, divulgação e atração de visitantes e turistas; finalmente, promover uma agenda articulada de iniciativas culturais, artísticas e científicas e criar as condições para o surgimento de ações em parceria.

Integram as Comemorações do Centenário os Municípios de Amarante, Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, a Direção Regional de Cultura do Norte, as Universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contando com o apoio institucional da CCDR-NORTE.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos