Ciclo de conversas literárias “Um Brinde a Agustina”

No âmbito do Ciclo de conversas "Um Brinde a Agustina", decorre no próximo dia 20 abril, pelas 17h30, o encontro "Os Limites da Biografia e da Ficção", com Francisco José Viegas, Mário Cláudio e Joaquim Vieira. Entrada livre.

Até junho, nos jardins da sua sede, no Campo Alegre, no Porto, a CCDR-NORTE promove um ciclo de 4 conversas literárias intitulado “Um Brinde a Agustina”, em homenagem à escritora e vizinha nortenha Agustina Bessa-Luís. Os encontros realizam-se às 17h30 de cada uma das datas, com entrada gratuita.

O primeiro encontro, intitulado “Uma Geografia Sentimental”, aconteceu a 28 de março e contou com a participação de Mónica Baldaque e de Bruno Vieira Amaral, com a moderação de Jorge Sobrado.

A 20 de abril, tem lugar o encontro “Os Limites da Biografia e da Ficção”, com a participação de Mário Cláudio e de Joaquim Vieira, com a moderação de Helena Teixeira da Silva. Conforme o título sugere, este encontro propõe-se a responder a duas questões fundamentais: “Quanto de verdade há na ficção? Quanto de ficção há no relato de uma vida?”.

A 18 de maio, decorre o encontro “O Cânone, Oh, O Cânone”, com a participação de Lídia Jorge, de Miguel Tamen e de Isabel Pires de Lima, com a moderação de Patrícia Fernandes. Este encontro aborda a polémica temática do cânone. Necessário ou desnecessário, à medida que criamos uma biblioteca afetiva e sentimental?

Por último, a 15 de junho, tem lugar o encontro “Toda a gente sabe que o livro é melhor que o filme”, com a participação de Pedro Mexia, de Patrícia Muller e de Eduardo Brito, com a moderação de Sérgio Almeida. A frase é dita e redita vezes sem fim, mas será mesmo verdade? É a esta questão que este encontro pretende responder.

Programa completo e mais informações aqui.

A iniciativa faz parte das Comemorações oficiais do Centenário de Agustina com o objetivo de valorizar e promover o legado artístico e cultural da escritora; estudar, valorizar e promover os vínculos territoriais de Agustina no contexto do Norte de Portugal, contribuindo para posicionar o Norte como Região cultural, literária e criativa; fomentar dinâmicas de criação, programação, divulgação e atração de visitantes e turistas; finalmente, promover uma agenda articulada de iniciativas culturais, artísticas e científicas e criar as condições para o surgimento de ações em parceria.

Integram as Comemorações do Centenário os Municípios de Amarante, Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, a Direção Regional de Cultura do Norte, as Universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contando com o apoio institucional da CCDR-NORTE.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos