Conjunto de projetos de Álvaro Siza candidato a Património Mundial

Um conjunto de oito obras do arquiteto Álvaro Siza irá compor uma candidatura a Património Mundial da UNESCO. Entre as obras estão o Museu de Serralves e o Pavilhão de Portugal, em Lisboa.
@Direitos Reservados

Oito obras do arquiteto Álvaro Siza em Portugal compõem uma candidatura a Património Mundial, já submetida.

A candidatura intitulada “Obras de Arquitetura de Álvaro Siza em Portugal” faz parte da lista indicativa do Património Mundial de Portugal desde 2016, com uma lista de 18 projetos, tendo sido entretanto diminuída para oito.

Os oito projetos são o edifício da FAUP, a Piscina das Marés, a Casa de Chá da Boa Nova, o Museu de Serralves, o Pavilhão de Portugal em Lisboa, o Bairro da Bouça, a Igreja do Marco de Canaveses e a Casa Alves Costa em Caminha.

São parceiros da candidatura a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Câmara Municipal de Caminha e a Fundação de Serralves.

Teresa Cunha Ferreira é a coordenadora executiva no âmbito da Cátedra UNESCO “Património Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”. A equipa de trabalho integra os docentes e investigadores Ana Tostões, Carlos Machado, José Miguel Rodrigues e Rui Fernandes Póvoas; e os consultores Bénédicte Gandini, Jörg Haspel, Spela Spanzel, Mariana Correia, Soraya Genin, Nuno Ribeiro Lopes, José Aguiar, Xavier Romão, Isabel Breda Vásquez, Isabel Coimbra.

O trabalho diplomático está a ser coordenado pelo embaixador José Filipe Morais Cabral, presidente da Comissão Nacional da UNESCO.

Sobre Siza Vieira
É um dos principais arquitetos portugueses do século XX e uma referência também a nível internacional. Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos, norte de Portugal, a 25 de junho de 1933.

Entre 1949 e 1955, estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde viria a ser, mais tarde, professor (entre 1966 e 1969).

Com uma longa e reconhecida carreira, é o arquiteto mais premiado da era contemporânea da arquitetura, tendo recebido, em 1992, o prémio Pritzker, da Fundação Hyatt, pelo projeto de renovação na zona do chiado, em Lisboa.

É pela inovação, harmonia e traços arrojados que põe em cada trabalho que se destaca a nível mundial, criando grandes marcos na história da arquitetura portuguesa e internacional e influenciando várias gerações de arquitetos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos