Casa das Artes: Exposição Poetas mal copiados, de Rui Aguiar

Exposição «Poetas mal copiados», de Rui Aguiar, inaugura na Casa das Artes, do Porto, no dia 27 maio, pelas 15 horas. Fernando Echevarría, Mário Cláudio, Mário Brochado Coelho, José Carlos Marques e Rita Moreira são os cinco poetas motivo. Entrada livre.

Exposição «Poetas mal copiados», de Rui Aguiar, inaugura na Casa das Artes, do Porto, no dia 27 maio, pelas 15 horas. Fernando Echevarría, Mário Cláudio, Mário Brochado Coelho, José Carlos Marques e Rita Moreira são os cinco poetas motivo.

A associação COARA revela, na Casa das Artes, um conjunto de obras recuperadas do espolio de Rui Aguiar exemplares do esforço que vem fazendo na preservação de um património cultural essencial para se entender o ambiente artístico português dos últimos 50 anos, bem como dos diversos caminhos que a liberdade politica do pós 25 de Abril permitiu para a conceção da cultura visual e escrita contemporâneas.

A Exposição apresenta uma seleção de obras de Rui Aguiar “más copias” de poetas com os quais tem relações de amizade e de colaboração artística.
Estarão expostos trabalhos do início da sua atividade artística, dos anos 80, e trabalhos recentes. Pinturas e imagens digitais, umas montadas nos tradicionais suportes artísticos outras exibidos em pequenos vídeos em tela de cinema.

Fernando Echevarría, Mário Cláudio, Mário Brochado Coelho, José Carlos Marques e Rita Moreira são os cinco poetas motivo.

A exposição é de entrada livre e estará aberta de 27 de maio até 31 julho.

Rui Aguiar nasceu no Porto em 1944. Licenciou-se em Engenharia Química-Industrial. Entre 1971 e 1973 prestou serviço na Marinha, nos Açores. Ligado à atividade cultural açoriana foi um dos sócios fundadores da galeria Teia e forte impulsionador das galerias Degrau (Terceira) e Francisco Lacerda (S. Jorge).

Expõe regularmente desde 1972, em mostras individuais e coletivas.

De 1988 a 1989 desenvolveu uma investigação plástica como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Está representado em diversas coleções e museus, nomeadamente a Wassenhoven Collection – Bruges; Lalit Kala Akademi – Nova Deli; Museu do Desenho de Estremoz; Secretaria de Estado da Cultura – Porto; Câmara Municipal de Matosinhos; Museu de Arte Contemporânea – Fundação de Serralves; Coleção da Caixa Geral de Depósitos; Coleção do Ministério das Finanças; Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian; Museu Amadeu Souza Cardoso, Amarante; Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos