Braga Romana – Reviver Bracara Augusta 2023

Evento de recriação histórica decorre na cidade de Braga, até ao próximo domingo, com 72 horas de programação ininterrupta e cerca de 200 espetáculos em palco. O Museu D. Diogo de Sousa é um dos parceiros oficiais.

Até ao próximo domingo, Braga vai celebrar os tempos áureos da sua fundação com a recriação de Bracara Augusta, a Opulenta e Aeterna Cidade, enobrecida com título do imperador, Augusto.

Ao longo de cinco dias, é recriado todo o bulício das urbes romanas, para que todos possam partilhar o legado cultural dos antepassados, a história, o património e os costumes que fazem hoje a identidade coletiva de Braga.

2023 traz uma programação repleta de novidades, com uma aposta no teatro clássico conciliada com a visão da História através das media arts, o incremento da inovação nas visitas ao património, assim como a presença da comunidade escolar e grupos internacionais em atividades fascinantes.

Para além de variadíssimas propostas de viagem pelo conhecimento com visitas guiadas e encenadas, oficinas e encenações, a Braga Romana volta a proporcionar mais de 72 horas de programação ininterrupta e cerca de 200 espetáculos em palco.

Consulte o Programa.

Do vasto programa destaque para a Florália “Ludi Florei”, que abre o evento com uma multidão de cores e aromas, que perfumam a cidade e honram a Deusa Flora. O Rito Fundacional de Bracara Augusta voltará a prenunciar o nome Bracara Augusta de uma forma mágica e eterna, protegida pelo fogo sagrado.

O Cortejo Triunfal percorrerá as ruas da cidade numa verdadeira e fascinante aula de história ao ar livre.

O Baptizado e Casamento Romano, voltarão a conquistar o coração e a atenção de todos os presentes proporcionando momentos dos mais queridos do programa. O Circo Maximus está de regresso com grande emoção e entusiasmo. E o Funeral Romano saíra em cortejo chorado por “carpideiras” e embelezado pela pompa.

Todos são convidados a deixarem-se envolver por este encontro com o passado, a revisitar os sítios arqueológicos, a percorrer a cidade em tons púrpura, a apaixonar-se pela música e dança inebriante e reconhecer-se nas tragédias e comédias do teatro clássico.

Em Braga todos são cidadãos bracaraugustanos e sob proteção da Deusa Flora festejam a Primavera envolvidos em infinitas inspirações.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos