Braga Romana – Reviver Bracara Augusta 2023

Evento de recriação histórica decorre na cidade de Braga, até ao próximo domingo, com 72 horas de programação ininterrupta e cerca de 200 espetáculos em palco. O Museu D. Diogo de Sousa é um dos parceiros oficiais.

Até ao próximo domingo, Braga vai celebrar os tempos áureos da sua fundação com a recriação de Bracara Augusta, a Opulenta e Aeterna Cidade, enobrecida com título do imperador, Augusto.

Ao longo de cinco dias, é recriado todo o bulício das urbes romanas, para que todos possam partilhar o legado cultural dos antepassados, a história, o património e os costumes que fazem hoje a identidade coletiva de Braga.

2023 traz uma programação repleta de novidades, com uma aposta no teatro clássico conciliada com a visão da História através das media arts, o incremento da inovação nas visitas ao património, assim como a presença da comunidade escolar e grupos internacionais em atividades fascinantes.

Para além de variadíssimas propostas de viagem pelo conhecimento com visitas guiadas e encenadas, oficinas e encenações, a Braga Romana volta a proporcionar mais de 72 horas de programação ininterrupta e cerca de 200 espetáculos em palco.

Consulte o Programa.

Do vasto programa destaque para a Florália “Ludi Florei”, que abre o evento com uma multidão de cores e aromas, que perfumam a cidade e honram a Deusa Flora. O Rito Fundacional de Bracara Augusta voltará a prenunciar o nome Bracara Augusta de uma forma mágica e eterna, protegida pelo fogo sagrado.

O Cortejo Triunfal percorrerá as ruas da cidade numa verdadeira e fascinante aula de história ao ar livre.

O Baptizado e Casamento Romano, voltarão a conquistar o coração e a atenção de todos os presentes proporcionando momentos dos mais queridos do programa. O Circo Maximus está de regresso com grande emoção e entusiasmo. E o Funeral Romano saíra em cortejo chorado por “carpideiras” e embelezado pela pompa.

Todos são convidados a deixarem-se envolver por este encontro com o passado, a revisitar os sítios arqueológicos, a percorrer a cidade em tons púrpura, a apaixonar-se pela música e dança inebriante e reconhecer-se nas tragédias e comédias do teatro clássico.

Em Braga todos são cidadãos bracaraugustanos e sob proteção da Deusa Flora festejam a Primavera envolvidos em infinitas inspirações.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos