A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, é uma das oradoras da Conversa “O Papel do CACGM para a coesão social e cultural do território”, a decorrer no dia 30 junho, pelas 18 horas. A iniciativa integra o programa de comemoração do 15º Aniversário do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Inaugurado em 2008, o CACGM – o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais é um projeto arquitetónico de referência da autoria do arquiteto Souto de Moura, prémio Pritzker 2011.
A dinâmica deste centro de arte assenta num programa de exposições temporárias dos mais conceituados artistas nacionais e estrangeiros dos nossos dias e de grandes coleções de Arte Contemporânea, resultantes de coproduções e parcerias com outras instituições nacionais e internacionais de referência.
O CACGM dispõe ainda de um núcleo de sete salas dedicadas à obra da pintora Graça Morais, num programa expositivo frequentemente renovado, reforçado ainda por outras iniciativas de âmbito pluridisciplinar, nomeadamente programas educativos, oficinas de prática artística, concertos, performances e atividade editorial.
Programa
10h00 às 12h30 – Visitas guiadas às exposições “Olhos Azuis do Mar” e “Rituais do Silêncio”
– Apontamentos musicais, performances teatrais e registos gráficos – estudantes IPB
17h30 – Apresentação de uma Instalação e desenho inédito, pela Pintora Graça Morais
18h00 – Conversa “O Papel do CACGM para a coesão social e cultural do território”
Oradores:
Pintora Graça Morais;
Laura Castro, Diretora Regional e Cultura do Norte;
Raquel Henriques da Silva, Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
Moderação: Fátima Campos Ferreira, Jornalista da RTP
Local: Jardim do CACGM
19h00 – Concerto pela Orquestra de cordas do Conservatório de Música e Dança de Bragança
Local: Jardim do CACGM