Guimarães acolhe Feira Afonsina de 22 a 25 junho

A 11.ª edição da Feira Afonsina decorrerá, em Guimarães, de 22 a 25 de junho, propondo-se retratar o período que antecede a Batalha de S. Mamede, de 1128. O Monte Latito e os seus monumentos são cenário de festa.

Nos finais do Século XI, a Península Ibérica estava ameaçada por incursões provenientes de povos do Norte de África. Diante destas ameaças, D. Henrique, pertencente à família ducal de Borgonha, é enviado em auxílio ao Rei Afonso VI de Leão e reconquista o Reino da Galiza. Como recompensa pelos serviços prestados à coroa, recebe Teresa de Leão em casamento, filha ilegítima do monarca, e como dote o Condado Portucalense.

D. Henrique sempre demonstrou o sonho de autonomia do Condado, mas desde a sua morte em 1112, D. Teresa governou o Condado Portucalense aliando-se aos interesses da Galiza, juntamente com o Conde Galego Fernão Peres de Trava, que retirou privilégios aos homens que lutaram ao lado de D. Henrique, e entregou aos seus aliados provenientes da corte galega, gerando descontentamento entre os aliados do finado Conde, que entendiam que os destinos do Condado deveriam ser entregues ao herdeiro legítimo, o Infante Afonso Henriques.

Entre muitas disputas, políticas e armadas, que opunham os partidários de D. Teresa, ligados à coroa de Leão e Castela, e os aliados de Afonso Henriques, fiéis ao sonho de autonomia do Conde D. Henrique, a mais importante foi a que culminou com a Batalha de São Mamede, ocorrida no dia 24 de junho de 1128, da qual sai vitorioso D. Afonso Henriques, sendo considerado o dia 1 de Portugal.

É este o mote para a Feira Afonsina 2023, a decorrer em Guimarães, de 22 a 25 de junho.

Feira Afonsina 2022

A Feira Afonsina decorrerá entre a zona do Castelo e a Praça da Oliveira, naquele que é um reforço da iniciativa no Centro Histórico de Guimarães. O momento de recriação performativa será “Afonso: Político e Diplomata”. O arranque da Feira está marcado para dia 22 de junho, às 18h00, e o encerramento para 25, às 23h00.

A edição deste ano da Feira Afonsina conta com uma alargada e forte participação das mais diversas entidades locais. Destaque para a nova área temática, o Poiso das Barricas, junto ao Largo Cónego José Maria Gomes, que terá uma forte componente performativa e uma ligação à produção vinícola de Guimarães e ao Enoturismo.

No dia 24 de Junho, haverá uma sessão solene de celebração do Dia UM de Portugal, que consistirá, para além da parte protocolar, de um concerto, com composição de Tiago Simães para Coro e Orquestra, acompanhado pelo Coro de S. Mamede – constituído por cerca de 200 coralistas de todo o concelho – e pela Orquestra do Norte.

Programa completo aqui

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos