«Jogo do Pau» de Cabeceiras de Basto no INPCI – consulta pública

Está a decorrer o período de consulta pública para efeitos de inscrição do “Jogo do Pau”, de Cabeceiras de Basto, no INPCI. Trata-se de uma manifestação de caráter lúdico e performativo que na sua origem era uma arte de defesa/ataque de pastores e agricultores.

Foi publicado no Diário da República nº 109/2023, Série II de 2023-06-06, páginas 38 – 38, o Anúncio nº 122/2023 relativo à Consulta pública para efeitos de inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O “Jogo do Pau” é uma manifestação de caráter lúdico e performativo que na sua origem era uma arte de defesa/ataque de pastores e agricultores. O pau, talhado em madeira de lodão, é a arma de arremesso que o Grupo de Abadim e o Grupo de Bucos, ambos de Cabeceiras de Basto.

O “Jogo do Pau” caracteriza-se por ser uma técnica de defesa/ataque com uma arma barata e simples, de fácil acesso ao camponês. Este usava o seu varapau quer como defesa nas suas lides de pastoreio, quer quando tinha de se defender de qualquer quezília, para que era desafiado e não raras eram as vezes, nas feiras semanais, ou mesmo quando alguém lhe saia ao caminho.

Com o decorrer dos tempos, a abertura das sociedades campesinas à urbanidade este hábito caiu em desuso, mas esta arte continuou a passar de geração em geração, agora como um jogo de apresentação que exige treino físico e destreza intelectual.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos