Antestreia exclusiva do documentário SIZA

O lançamento do documentário SIZA vai decorrer no dia 25 de junho, dia de aniversário de Álvaro Siza, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. A entrada no evento é gratuita e por ordem de chegada até ao limite da lotação da sala.

O lançamento do documentário SIZA vai decorrer no dia 25 de junho, dia de aniversário de Álvaro Siza, na Casa da Arquitectura, num evento que vai contar com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

É uma homenagem ao homem que deixou uma marca indelével no panorama da arquitetura mundial. Álvaro Siza é o primeiro Pritzker português, Associado Honorário da Casa da Arquitectura e um dos mais reconhecidos arquitetos portugueses no mundo.

O documentário SIZA é uma viagem à mente de um dos arquitetos mais importantes do mundo. Iniciado há dois anos, implicou 300 horas de filmagem que envolveram cerca de 40 entrevistados. 

O ícone da arquitetura mundial e prémio Pritzker 1992, Álvaro Siza é um personagem de grande importância na história da arquitetura contemporânea, com projetos que mudaram a paisagem urbana de várias cidades do mundo. Embora o seu nome e trabalho sejam amplamente conhecidos, Álvaro Siza é uma pessoa bastante reservada e introspetiva que prefere manter sua vida pessoal longe dos holofotes.

Dirigido pelo experiente produtor e diretor Augusto Custodio, o documentário mostra um lado mais pessoal de Álvaro Siza, como a sua infância, a relação com a sua esposa, a sua paixão como escultor e a admiração pela música clássica. Ao explorar as influências na sua vida e carreira, SIZA oferece um retrato completo e cativante do arquiteto e de seu legado na arquitetura moderna, através de um olhar mais íntimo e único.

O documentário tem a duração de uma hora e conta com a participação de amigos e pessoas mais próximas do arquiteto que se dispuseram a revelar detalhes exclusivos sobre sua personalidade e sua jornada profissional, respetivamente Álvaro Leite Siza, Carlos Castanheira, Henrique Siza, Luis Pedro Martins, Nuno Ladeiro, Nuno Sampaio, Pedro Siza, Eduardo Souto de Moura e Tereza Siza.

O evento termina com um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos às 18h00.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos