Lamego: Visita especial à Exposição «Casa da Corredoura»

Visita especial à exposição “Casa da Corredoura. Coleção de Fotografia Família Perfeito de Magalhães Menezes”, conduzida por Nuno Resende, curador da exposição, e por Manuel Villas Boas, da família Perfeito de Magalhães Menezes. Dia 25 março, pelas 15h30.

No próximo sábado, dia 25 de março, pelas 15h30, terá lugar na sala de exposições temporárias do Museu de Lamego uma visita especial à exposição “Casa da Corredoura. Coleção de Fotografia Família Perfeito de Magalhães Menezes”, conduzida por Nuno Resende, curador da exposição, e por Manuel Villas Boas, da família Perfeito de Magalhães Menezes.

Inaugurada em dezembro de 2022 e partindo de um álbum fotográfico da família Perfeito Magalhães e Menezes, que compreende cerca de uma centena de positivos fotográficos, a exposição remete para a vida na Casa da Corredoura, centro de um vasto território senhorial, situado na freguesia de Cambres, Lamego, entre o final do século XIX e os primeiros anos do seguinte.

A entrada é livre.

Sobre a Exposição
A exposição Casa da Corredoura. Coleção de fotografia família Perfeito Magalhães e Menezes insere-se no calendário de atividades evocativas dos 20 Anos do Douro Património Mundial.

Partindo de um álbum fotográfico da família Perfeito Magalhães e Menezes, que compreende cerca de uma centena de positivos fotográficos, a exposição remete para a vida na Casa da Corredoura, centro de um vasto território senhorial, situado na freguesia de Cambres, Lamego, entre o final do século XIX e os primeiros anos do seguinte.

A exposição, patente no Museu de Lamego, divide-se por cinco núcleos temáticos, que nos conduzem por um discurso de intimidade e familiaridade, a partir de uma das casas mais abastadas do Douro, de onde se vê o rio, a terra e o universo humano ao seu redor.

O primeiro núcleo da exposição – A Casa – apresenta as grandes mudanças que ocorreram na transição entre o século XIX e o XX no tecido familiar e na economia da Casa da Corredoura.

O segundo núcleo – O Mundo Visto da Casa – mostra-nos o mundo rural, que se via em torno da velha casa senhorial.

O terceiro momento da exposição, com o título – Visões Românticas –, espelha a educação romântica, que os senhores da Corredoura cultivavam, baseada na leitura e na ilustração através de livros, jornais e revistas.

A exposição prossegue por um quarto núcleo – Retratos – que é talvez um dos mais importantes deste acervo fotográfico. Retratos naturalistas que focam não apenas os senhores da casa, mas todos os que com ela se relacionavam e a integravam.

O quinto e último núcleo – A Fotografia em Lamego – contextualiza a coleção da Casa da Corredoura no panorama da história da fotografia em Lamego, desde as suas origens, na primeira metade do século XIX, até à atualidade.

A exposição é complementada pelo projeto fotográfico de Luís Mascarenhas Gaivão, num registo da Casa da Corredoura 100 anos depois.

Com a curadoria de Nuno Resende, a exposição ficará patente no Museu de Lamego, até 8 de abril de 2023.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos