Teatro na cozinha do Mosteiro de Tibães

A Companhia de Teatro de Braga estreia amanhã, dia 9 de junho, no Mosteiro de Tibães, a sua 150.ª produção, a peça “A língua em pedaços” do dramaturgo e diretor espanhol Juan Mayorga, com encenação de Ignácio Garcia.

Entre panelas anda Deus, diz uma das mais famosas citações de Santa Teresa de Ávila, a Doutora da Igreja que revolucionou o mundo espiritual do renascimento tardio com a sua visão mística e ascética da fé. Com a humildade e o amor a Deus como centro do seu pensamento, produziu um terramoto ideológico ao denunciar os excessos e luxos fúteis dos conventos, apostando em fundar Casas do Senhor mais austeras e verdadeiramente espirituais. Não é, por isso, casual que A Língua em Pedaços de Juan Mayorga tenha lugar na cozinha da primeira fundação de Santa Teresa. É precisamente aí que um encarregado da Inquisição aparece para a persuadir, coagir e ameaçar com a finalidade de que dissolva o convento, feche a casa e volte à doutrina, à obediência e, em suma, ao redil, ao rebanho submisso. Perante isto, Teresa fará uso de toda a sua fina inteligência, do entusiasmo da sua mensagem e da habilidade retórica para se defender de ataques e ameaças, mantendo-se empenhada na sua fundação e na sua missão.

A proposta de encenação de A Língua em Pedaços na cozinha do Mosteiro de Tibães pretende submergir o espectador no universo espiritual do século XVI ibérico e na sua mística particular através de uma viagem de sensações: a cozinha e os seus aromas, o fumo da lenha misturado no ar com o som afastado das madres entoando as suas orações, a obscuridade conventual à luz da lareira e das velas, e o silêncio em que Deus se introduz nas feridas dos homens, são o território desta criação, na qual o público ocupa o lugar das irmãs do convento esperando a humilde comida. A refeição que Santa Teresa cozinha durante a conversa, as patatas revolconas ou patatas a lo pobre, serão servidas para serem degustadas em silêncio, com a leitura de fundo do evangelho e de passagens sobre a filosofia do amor teresiano, com o intuito de submergir o espectador nesse universo e nesse pensamento transformador onde a comunhão na palavra (a do convento e a do teatro) tem um fim catártico.

“A LINGUA EM PEDAÇOS” de Juan Mayorga
tradução Ana Cris
encenação de Ignácio Garcia
assistente de encenação Rita Machado e Jaqueline Rodrigues
cenografia de José Manuel Castanheira
figurinos de Manuela Bronze
interpretação: Ana Cris e Paulo Pinto. Canto: Iuliia Buzovkina

Terça a Sábado
9 a 22 Julho
21H00
Mosteiro de Tibães

Face à lotação limitada para este espectáculo sugerimos a marcação dos seus lugares através do 253 217 267. Levantamento dos bilhetes na Companhia de Teatro de Braga (Altice Fórum Braga) ou no Mosteiro de Tibães a partir das 20H30 em dia de espectáculo.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos