Reunião da administração do Mosteiro de Arouca

Decorreu, hoje, a primeira reunião de trabalho formal da nova administração do Mosteiro de Arouca. Contou com a presença de representantes da Direção Regional de Cultura do Norte, Câmara Municipal de Arouca e Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda.

A reunião de trabalho decorreu no Mosteiro de Arouca, após a formalização do Protocolo de cooperação para a gestão do monumento entre a Direção Regional de Cultura do Norte, a Câmara Municipal de Arouca e a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda.

Com este protocolo, as três entidades assumem o encargo de se constituírem como entidades administradoras do Mosteiro de Arouca, contando com uma direção operacional que agrega um representante de cada uma delas, de forma solidária e integradora. É um modelo inovador, sem paralelo no nosso ordenamento gestionário e administrativo da cultura, assumindo um papel experimental que poderá vir a ser replicado noutros monumentos nacionais.

Gerir solidariamente um mosteiro, com a importância e a dimensão histórica, artística, cultural e social que o Mosteiro de Arouca possui, constitui um desafio que estas três entidades decidiram abraçar, como uma nova e singular forma de salvaguardar, valorizar e divulgar o que de melhor possuímos em Portugal, do ponto de vista do nosso património cultural.

(créditos fotográficos: Câmara Municipal de Arouca)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos