Prémio de História Alberto Sampaio 2023

O Museu de Alberto Sampaio recebe no dia 1 de dezembro a cerimónia de entrega do Prémio de História Alberto Sampaio, que em 2023 distinguiu o investigador Gonçalo Maia Marques, pelo trabalho sobre a relação entre as casas monásticas e a viticultura.

“Do vinho de Deus ao vinho dos Homens: o vinho, os mosteiros e o Entre Douro e Minho” é o título do trabalho do investigador Gonçalo Maia Marques distinguido no âmbito do Prémio de História Alberto Sampaio 2023. Com direção científica da Academia das Ciências de Lisboa, o prémio será entregue no dia 1 de dezembro, pelas 15h30, em cerimónia a realizar no Museu de Alberto Sampaio.

O júri entendeu que “o trabalho é sustentado numa vasta e variada investigação”, realizada em diversos arquivos do Norte do país (Braga, Viana), do Porto (Arquivo Distrital e Casa do Infante) de Coimbra (AUC) e de Lisboa (ANTT), “e analisa o impulso da cultura da vinha por parte das casas monásticas”.

“Com base sobretudo nos Estados da Ordem de S. Bento (de 1629 a 1822), dá a conhecer “as práticas e técnicas de Viticultura, castas e tipos de vinhedos, estruturas vinícolas de produção e armazenamento, circuitos comerciais, consumos e gostos dos Beneditinos de vinho verde e vinho maduro”, lê-se no comunicado emitido pela Sociedade Martins Sarmento, instituição responsável pelo Prémio.

O júri considerou ainda que o estudo histórico em causa “se assume também como uma contribuição valiosa para a sociedade, fundamentando o património material e imaterial que é o vinho verde na região de Entre Douro Minho” e sublinhou a “elevada qualidade da generalidade dos trabalhos admitidos”, versando objetos de estudo de alguma forma relacionadas com as temáticas subjacentes ao âmbito do Prémio.

O Prémio de História Alberto Sampaio foi instituído em 1995 pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão (aos quais se juntou, entretanto, Braga) e pela Sociedade Martins Sarmento e destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e a obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica.

De acordo com a rotatividade prevista no Regulamento, este ano a entrega do prémio terá lugar em Guimarães, no Museu Alberto Sampaio, no feriado de 1 de dezembro, data da morte do historiador.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos