“Os espumantes da casa” são o tema do 7º OIKOS – A Casa Comum

O Convento de Santo António de Ferreirim recebe no dia 24 de setembro mais um OIKOS-A Casa Comum. Integrado nas JEP 2023, o 7.º Fórum de discussão sobre Património e Sustentabilidade vai falar sobre «Os espumantes da casa».

OIKOS – A Casa Comum está de regresso ao Convento de Santo António de Ferreirim, dia 24 de setembro, pelas 16h00, para promover o 7.º Fórum de discussão sobre Património e Sustentabilidade. Em jeito de celebração do Património e do Vinho, o tema da conversa debruçar-se-á sobre «Os espumantes da casa», numa altura que a paisagem dos vales irrigados pelos rios Távora e Varosa é dominada pelas vindimas, destinadas à produção dos afamados vinhos espumantes.

Num formato diverso em relação às anteriores edições de OIKOS – A Casa Comum, que dá expressão à sua vocação inicial, de envolvimento ativo da comunidade e desenvolvimento de uma rede de coparticipação, o 7.º Fórum tem como parceiro a Comissão Vitivinícola da Região de Távora-Varosa que organizou um painel dos seguintes oradores convidados, desafiados a partilharem a sua visão sobre o Terroir do Távora-Varosa e os desafios da Sustentabilidade; João Rebelo (professor da UTAD), Júlio Pedrosa (vitivinicultor da Casa de Vinhago), Miguel Duarte (Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego)  e Edgardo Pacheco (Jornal Público), com José Pinto (vereador das Atividades Económicas e Urbanismo da Câmara Municipal de Lamego), na moderação.

Dando mote ao posterior debate, haverá uma encenação a cargo do ator João Pereira “O Monge de São Pedro das Águias”, que contará a história do local e as origens da produção do vinho espumante na região do Távora-Varosa e a sua relação com os monges de Cister, seguida de uma breve apresentação da Região do Távora Varosa, efetuada pelo Presidente da Comissão Vitivinícola de Távora Varosa, José Pereira.

Para terminar, haverá espaço para uma prova de vinhos e espumantes de Távora-Varosa, com harmonização gastronómica.

Organizado pelo Museu de Lamego, rede de Monumentos do Vale do Varosa e Município de Lamego, esta edição de OIKOS – A casa comum conta com a parceria da Comissão Vitivinícola da Região de Távora-Varosa e da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego.

PROGRAMA

16h00 – O Monge de São Pedro das Águias (Teatro)

16h15 – Apresentação da Região do Távora -Varosa

16h30 – O terroir do Távoa-Varosa: desafios de sustentabilidade (mesa-redonda)

Prova de vinhos e espumantes de Távora-Varosa, com harmonização gastronómica.

A participação em todas as atividades é gratuita.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos