RPAC-Norte apresenta-se na BTL

A apresentação pública da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea está marcada para o dia 17 de março, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. São 13 os museus e centros de arte e de arquitetura contemporâneas na região Norte que vão constituir a RPAC – Norte.

A apresentação pública da RPAC – Norte (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea) está marcada para o próximo dia 17 de março, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O evento será acolhido no espaço do Turismo do Porto e Norte e conta com a participação do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues. Para além da apresentação do projeto, o momento institucional assinalará, também, o lançamento do website www.rpacnorte.pt, plataforma em que passarão a estar agregadas todas as iniciativas relacionadas com a RPAC – Norte.

A RPAC – Norte junta, pela primeira vez, 13 museus e centros de arte e de arquitetura contemporâneas na região Norte num projecto que visa a valorização territorial de 4 destinos turísticos distintos: Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes. Promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal e das próprias instituições envolvidas, vai dar a conhecer mais de 11 mil obras de arte, disponíveis em 11 cidades a Norte do país.

Para além de potenciar a visita do público interno, com esta iniciativa pretende-se captar novos públicos, com foco nas regiões fronteiriças espanholas, dando-lhes conhecimento de rotas turísticas e culturais.

Participada por 13 dos mais relevantes museus e centros de arte e arquitetura contemporâneas da Região, a RPAC – Norte vai estar na BTL entre os dias 16 e 20 de março. Estará presente no espaço do Turismo do Porto e Norte, parceiro do projeto, onde também vai decorrer a apresentação pública.

Agenda | 17 março | Turismo do Porto e Norte (BTL):

  • 12:00 Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins;
  • 12:10 Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro (apresentação RPAC Norte, lançamento vídeo e website);
  • 12:20 Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues (apresentação da RPAC a nível nacional).

RPAC – Norte

São 13 as entidades envolvidas nesta Rede: Casa do Design e a Casa da Arquitectura, em Matosinhos; o Museu Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira; a Fundação Serralves e a Fundação Marques da Silva, no Porto; o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, em Gondomar; o Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira; o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso; o Museu do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão; o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães; o Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante; o Museu de Arte Contemporânea de Chaves – Nadir Afonso e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos