Nota de Esclarecimento: Igreja de Santa Marinha da Costa

Na sequência das notícias vindas a público, nos últimos dias, relacionadas com a intervenção na Igreja de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, a Direção Regional de Cultura do Norte presta o devido esclarecimento.

Na sequência de notícias publicadas sobre a Igreja de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) reitera o teor das informações já prestadas sobre o assunto:

1 – A pedido da Paróquia de Santa Marinha da Costa, técnicas da DRCN deslocaram-se ao local e elaboraram um relatório sobre diversos aspetos relacionados com o estado de conservação do imóvel e do seu património integrado.

Esse relatório foi enviado à Direção Geral do Tesouro e Finanças, à Direção Geral do Património Cultural e à Paróquia, no final do mês de novembro, e confirma o estado de degradação em que o edifício se encontra.

2 – A aplicação da verba do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural na intervenção da Igreja de Santa Marinha da Costa não é decidida pela DRCN. No entanto, não está comprometido o financiamento da obra.

3 – As entidades envolvidas estão a trabalhar no sentido de executar esta decisão.

A Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público, é propriedade do Estado, encontrando-se sob gestão do Ministério das Finanças.

A Direção Regional de Cultura do Norte tem conhecimento das condições em que se encontra o referido imóvel, já sinalizado e cuja intervenção de conservação e restauro integra o Plano Regional de Intervenções Prioritárias elaborado pela DRCN.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos