Museu D. Diogo de Sousa promove visitas à “Coleção Bühler-Brockhaus”

O Museu D. Diogo de Sousa, Braga, promove até ao final de ano um conjunto de visitas orientadas à recém-inaugurada “Coleção Bühler-Brockhaus – Uma doação de Marion e Hans-Peter”. Ao todo são cerca de 300 as peças da Antiguidade Clássica que passaram a integrar o circuito da exposição permanente do museu.

Da “Coleção Bühler-Brockhaus”, doada pelo casal alemão residente em Portugal Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, faz parte um vasto leque de objetos de diversas proveniências e cronologias, na sua maioria do mundo egípcio, grego, etrusco e romano.

Entre as obras encontram-se esculturas em mármore, mosaicos romanos, vasos cerâmicos gregos e etruscos, unguentários romanos em vidro, utensílios e adornos em bronze e metais nobres, destacando-se ainda as esculturas romanas em mármore da cabeça do imperador Trajano e um busto do imperador Augusto.

A Arqueologia sempre atraiu o casal Hans-Peter e Marion, que iniciou a sua própria coleção em 1959 e que, após visitas a alguns museus de Arqueologia em Portugal, consideraram o Museu de Arqueologia D.Diogo de Sousa o mais adequado para doar as suas peças de arqueologia clássica, por se tratar também de um museu centenário, que abrange os períodos desde o Paleolítico até à Idade Média, com especial relevo para o espólio proveniente da cidade romana de Bracara Augusta.

Ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa compete preservar, valorizar e divulgar este valioso património arqueológico, que reforça o museu minhoto como uma referência internacional no circuito da Arte e Arqueologia do Mundo Clássico. Até ao final do ano, é possível, mediante marcação prévia, saber mais sobre a “Coleção Bühler-Brockhaus”, através do conjunto de visitas programadas.

6 e 20 de novembro | 15h00

4 e 11 de dezembro | 15h00

Nº máximo de participantes: 15

Marcação prévia:

Tel: 253273706 / 253615844

E-mail: mdds.servicoeducativo@culturanorte.gov.pt

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos