Conservação e Restauro das Pinturas Murais da Capela-Mor

A Direção Regional de Cultura do Norte vai dar início à intervenção de conservação e restauro da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, com um investimento total superior a 200 Mil Euros. A intervenção começa com o Restauro das Pinturas Murais da Capela-Mor.

A igreja matriz de Torre de Moncorvo localiza-se no concelho de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança e encontra-se classificada como Monumento Nacional pelo Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910. É propriedade do Estado Português e está afeta à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN). 

O imóvel apresenta, na capela-mor, uma pintura integral, sobre granito na abóbada de berço, cornija, arco cruzeiro e enxalços dos vãos, e sobre reboco nas paredes. O tema representado do lado da Epístola, atualmente quase ilegível, ostenta, sobre cartela, a legenda “QUAE EST ISTA, QUAE PROCESSIT SICUT SOL, ET FORMOSA TAMQUAM JERUSALEM”. No lado do Evangelho o tema versa a Última Ceia e apresenta a legenda “Ó SACRUM CONVIVIUM, INQUO CHISTUS SUMITUR: RECOLITUR MEMORIA PASSIONIS/ F.JUS.A”. Cartelas idênticas surgem na parte superior da representação e sob as janelas, estas enquadrando a figura dos Evangelistas: S. João Evangelista, no lado do Evangelho, e S. Mateus, no lado da Epístola. As cenas representadas exibem um enquadramento arquitetónico e decoração de motivação rocaille, são da autoria de Francisco Bernardo Alves, de Bragança, e datam de 1779. 

O teto, em abóbada, é constituído por 24 caixotões que ostentam iconografia alusiva à vida e Paixão de Cristo e à simbologia Mariana.

O conjunto pictórico denota o resultado do mau estado de conservação do edifício, particularmente as pinturas sobre reboco dos alçados da capela-mor, degradação que resultou sobretudo de infiltrações de águas pluviais. As últimas intervenções realizadas no edifício pela Direção Regional de Cultura do Norte, atuaram sobre as referidas causas de degradação.

A intervenção de Conservação e Restauro das Pinturas Murais da Capela-Mor que agora se inicia – ação integrada na operação cofinanciada NORTE-04-2114-FEDER-000645 – Igreja matriz de Torre de Moncorvo”, foi adjudicada à empresa Intonaco, Conservação e Restauro, Unipessoal, Ld.ª pelo valor de total de €60.186,80 e tem um prazo de execução de 180 dias.

Nesta intervenção, assente em critérios de rigor histórico, científico e técnico, valoriza-se a vertente conservativa, melhorando-se, sempre que possível e necessário, a leitura do conjunto.

 A presente Operação prevê efetuar uma intervenção de reabilitação, restauro e consolidação do edificado; realizar os trabalhos de conservação e restauro do espólio artístico integrado; melhorar as condições de acessibilidade e visita.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos