As comemorações da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus vão decorrer nos dias 13 e 18 de maio, respetivamente.
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.
Em 2023, o ICOM Internacional apresenta o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, procurando destacar o importante contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Desde 2020, o Dia Internacional dos Museus tem vindo a apoiar um conjunto de metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dos Museus; para 2023, as metas selecionadas são as seguintes:
– Saúde e Bem-Estar Globais: garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, particularmente no que se refere à saúde mental e ao isolamento social.
– Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e os seus impactos.
– Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.
Assim, em 2023, o ICOM incentiva todos os museus a mostrarem o seu potencial transformador para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar.
A Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, celebra-se no sábado, 13 de maio. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades desafiando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.