Museu de Lamego apresenta programa de Textemunhos

O Festival Literário Textemunhos regressa em outubro ao Museu de Lamego. Após o sucesso da primeira edição, o programa oficial da nova edição vai ser apresentado no Museu Nacional de Arte Antiga, na próxima quinta-feira, 28 de setembro, pelas 18h00.

A segunda edição do Festival Literário Textemunhos regressa ao Museu de Lamego entre os dias 12 e 14 de outubro e apresenta um cartaz que aposta na diversificação e internacionalização do painel de convidados, para um diálogo, que se pretende alargado a outros domínios de expressão artística, entre Museu e Literatura.

Com um formato original em relação a eventos congéneres, desde logo, por ser promovido por um Museu, Textemunhos promove o Livro e a Literatura, como ponto de partida para um debate multidisciplinar sobre o papel da memória e dos museus na sociedade contemporânea, em torno de conversas abertas, encontros com escritores, lançamentos, exposições, cinema, dança e gastronomia.

Mantendo firme o propósito do Festival, como um espaço de construção e transformação, comprometido com o futuro, que se pretende melhor, a programação da 2.ª edição destina-se a revisitar Sala Colonial, alargando a outros domínios, além da Literatura, o projeto da artista Catarina Simão, conhecida por uma prática de confronto com o Arquivo, desenvolvido no Museu de Lamego e Escola Secundária de Latino Coelho de Lamego.

A abertura do Festival está marcada para dia 12 de outubro, ao final da tarde, com a inauguração de “Melancolia Tropical ou a Ilha que perdeu o Ecuador”, de Daniel Blaufuks, uma exposição inédita e preparada no âmbito do festival, que resultou de uma residência realizada pelo artista visual nas roças de São Tomé e Príncipe.

O programa prossegue até dia 14 com conversas com escritores, workshops, cinema, música e performances.

A apresentação oficial acontece na próxima quinta-feira, 28 de setembro, pelas 18h00, no Museu Nacional de Arte Antiga, seguida da apresentação do livro e exposição (patente no Museu de Lamego, até 29 de outubro), “Um Museu para todos. O olhar de cada um”, publicado no âmbito do primeiro Textemunhos, que reúne os contos assinados por dez reconhecidos nomes da Literatura Portuguesa – Andréa Zamorano, Filipa Martins, Manuel da Silva Ramos, Manuela Gonzaga, Nuno Camarneiro, Ricardo Fonseca Mota, Rita Taborda Duarte, Rui Zink e Tiago Salazar -, que aceitaram o convite para se inspirarem no acervo do museu para dar uma nova vida aos objetos, através da criação de uma breve narrativa inédita.

A entrada é livre.

Conheça o PROGRAMA da segunda edição do Textemunhos – Festival Literário.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos