Museu de Lamego apresenta exposição em Viseu

O Museu de Lamego apresenta, pela primeira vez, em Viseu, uma das suas coleções mais icónicas – os cinco painéis que remanesceram do retábulo que o pintor Vasco Fernandes executou para o altar-mor da catedral de Lamego.

O Museu de Lamego associa-se ao Museu Nacional Grão Vasco para apresentar, pela primeira vez, em Viseu, uma das suas coleções mais icónicas – os cinco painéis que remanesceram do retábulo que o pintor Vasco Fernandes executou para o altar-mor da catedral de Lamego, entre 1506-1511.

A exposição insere-se no programa Museu nas Cidades, concebido no contexto do encerramento temporário do Museu de Lamego, por motivos das obras de reabilitação do edifício, em curso. Com o título inspirado no filme Alice nas Cidades (Wim Wenders, 1974), o programa desenvolve a ideia de antropomorfia do museu. De um museu em movimento, que circula, viaja, que deslumbra e é deslumbrado, configurando uma ocasião para o alargamento a outras paisagens sociais e territoriais, por meio de projetos expositivos que promovam o diálogo entre coleções e instituições afins.

Assim sucede no intercâmbio entre Lamego e Viseu, em termos artísticos a remeter de imediato para um dos nomes maiores da pintura portuguesa do século XVI – Vasco Fernandes.

Com efeito, o Museu de Lamego custodia desde a sua criação, a 5 de abril de 1917, um conjunto que remanesceu do retábulo-mor que Vasco Fernandes executou, entre 1506-1511, para a Catedral de Lamego. Desprovidos da função para que foram produzidos, musealizados, volvidos mais de 500 anos sobre a sua produção, o conjunto mantém inalterado o fascínio que ao longo dos séculos tem exercido nas sucessivas gerações de observadores.

Congratulam-se, o Museu de Lamego e o Museu Nacional Grão Vasco de apresentar, pela primeira vez, em Viseu, os painéis do retábulo da Catedral de Lamego.  Na cidade de Vasco Fernandes e no museu que leva o seu nome.

A inauguração da exposição decorrerá no próximo dia 8 de abril, pelas 17h00, no Museu Nacional Grão Vasco.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos