Museu D. Diogo de Sousa promove visitas à “Coleção Bühler-Brockhaus”

O Museu D. Diogo de Sousa, Braga, promove até ao final de ano um conjunto de visitas orientadas à recém-inaugurada “Coleção Bühler-Brockhaus – Uma doação de Marion e Hans-Peter”. Ao todo são cerca de 300 as peças da Antiguidade Clássica que passaram a integrar o circuito da exposição permanente do museu.

Da “Coleção Bühler-Brockhaus”, doada pelo casal alemão residente em Portugal Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus, faz parte um vasto leque de objetos de diversas proveniências e cronologias, na sua maioria do mundo egípcio, grego, etrusco e romano.

Entre as obras encontram-se esculturas em mármore, mosaicos romanos, vasos cerâmicos gregos e etruscos, unguentários romanos em vidro, utensílios e adornos em bronze e metais nobres, destacando-se ainda as esculturas romanas em mármore da cabeça do imperador Trajano e um busto do imperador Augusto.

A Arqueologia sempre atraiu o casal Hans-Peter e Marion, que iniciou a sua própria coleção em 1959 e que, após visitas a alguns museus de Arqueologia em Portugal, consideraram o Museu de Arqueologia D.Diogo de Sousa o mais adequado para doar as suas peças de arqueologia clássica, por se tratar também de um museu centenário, que abrange os períodos desde o Paleolítico até à Idade Média, com especial relevo para o espólio proveniente da cidade romana de Bracara Augusta.

Ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa compete preservar, valorizar e divulgar este valioso património arqueológico, que reforça o museu minhoto como uma referência internacional no circuito da Arte e Arqueologia do Mundo Clássico. Até ao final do ano, é possível, mediante marcação prévia, saber mais sobre a “Coleção Bühler-Brockhaus”, através do conjunto de visitas programadas.

6 e 20 de novembro | 15h00

4 e 11 de dezembro | 15h00

Nº máximo de participantes: 15

Marcação prévia:

Tel: 253273706 / 253615844

E-mail: mdds.servicoeducativo@culturanorte.gov.pt

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos