Lançamento editorial e workshop por Gonçalo M. Tavares

No dia 5 de abril pelas 18h30 será lançado, na presença dos artistas, o objeto editorial topo(S)grafia que materializa os conteúdos da ação artística que teve lugar na Torre Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, património da UCP – Braga.

Lançamento

No dia 5 de abril pelas 18h30 será lançado, na presença dos artistas, o objeto editorial topo(S)grafia que materializa os conteúdos da ação artística que teve lugar na Torre Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, património da UCP – Braga, em maio de 2019. Entrada Livre.

Texto original Gonçalo M. Tavares. Conceção e direção Gisela Rebelo de Faria. Direção musical Nuno Aroso. Criação e interpretação musical Nuno Aroso e Henrique Portovedo. Voz Ivo Canelas. Performance Os Espacialistas. Fotografia Daniel Sorrentino. Edição Limina – editores Gisela Rebelo de Faria e Nuno Aroso.

Workshop

Entre as 15h00 e as 18h00 haverá um workshop sobre “Escrita e Imaginação”, orientado por Gonçalo M. Tavares, a partir da sua obra, com uma abordagem de reflexão teórica e prática em torno de conceitos contemplados pela linguagem, pela escrita e pela imaginação.

A inscrição neste curso tem um custo de 25€ e poderá ser formalizada através do e-mail info@limina.pt. No final, será entregue um Certificado de Participação.

Local: Campus Camões – Universidade Católica Portuguesa – Braga, na Aula Nova Professor Doutor Manuel Isidro Alves.

Este evento é organizado pela cooperativa cultural Limina, é cofinanciado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e conta com o apoio e acolhimento da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga.

Conteúdos workshop:

. Erro e criatividade.
. Objetividade e subjetividade. Exercícios
. Racionalidade e irracionalidade.
. O acaso. Exercícios
. Linguagem como base na arte.
. O abstrato e o concreto.
. Pensamento criativo e linguagem.
. Linguagem privada. O que é Noções de linguagem – Wittgenstein. 
– Jogos de linguagem. Exercícios.
– Observação e arte.
– Como descrever um objecto. Como descrever uma acção.
– Reparar – o acto de reparar e a arte. A velocidade da observação.
– Ponto de vista (exercícios a partir de diferentes pontos de vista).
– Escrita e identidade (como a nossa biografia influencia a escrita e aparece nela).

Gonçalo M. Tavares, escritor português, nasceu em 1970. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas metragens e objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas, etc. Estão publicados em cerca de quarenta línguas, com edição em 56 países. A sua primeira obra foi publicada em 2001. Em Portugal recebeu os mais importante prémios em Língua Portuguesa entre os quais o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, com o romance – “Jerusalém” (Caminho); o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores “Camilo Castelo Branco” com “água, cão, cavalo, cabeça” 2007(Caminho). Prémio Branquinho da Fonseca/Fundação Calouste Gulbenkain com “O Senhor Valéry”, Prémio Revelação APE com “Investigações. Novalis”. O romance “Jerusalém” foi incluído na edição europeia de “1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos”.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos