Comunicação “Património Cultural: fundamentos e desafios”

II Seminário de Património Cultural decorre no dia 25 de maio, no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho. David Ferreira, Diretor de Serviços dos Bens Culturais, irá apresentar a comunicação "Património Cultural: fundamentos e desafios".

O II Seminário de Património Cultural decorre no dia 25 de maio, a partir das 9 horas, no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho. David Ferreira, Diretor de Serviços dos Bens Culturais, da Direção Regional de Cultura do Norte, irá apresentar a comunicação “Património Cultural: fundamentos e desafios”.

O II Seminário de Património Cultural – Olhar o passado, pensar o presente e perspetivar o futuro reunirá investigadores de diferentes áreas das ciências sociais e humanas, com o propósito de promover a reflexão e o diálogo multidisciplinar sobre o património cultural nas suas diversas vertentes.

Resumo da Comunicação

A história do património cultural nas últimas décadas é em grande medida uma história de expansão e alargamento de fronteiras. Motivado pelo sentimento de perca, pelo prestígio associado ou por pura estratégia de marketing, o universo patrimonial abarca hoje praticamente todas as escalas, épocas ou tipologias construídas.

Ao mesmo tempo, o património cultural nunca conheceu tanta popularidade como produto ou recurso. As sociedades contemporâneas gostam do património cultural. O grau de preservação dos monumentos é um indicador de desenvolvimento e qualidade de vida e um elemento central na indústria turística.

O peso do património cultural na economia, apesar de difícil de medir, é incontornável. Esta expansão e este valor comportam desafios novos, ou se quisermos, desafios mais complexos e frequentemente contraditórios. Como gerir o abandono dos bens patrimoniais? Como gerir a pressão do uso ou da construção excessiva? Como gerir a relação do património com o turismo? Propomos uma breve reflexão em torno destas questões.

Mais informações e inscrições aqui

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos