Lamego: Sangue Novo Veias Antigas – Ano III

O Castelo de Lamego será o palco do início da nova temporada de "Sangue Novo Veias Antigas - Ano III”. A iniciativa ocorre no dia 12 abril, pelas 17h00, no âmbito do Fórum Internacional de Estudos Globais.

Sangue Novo Veias Antigas – Ano III
12 de abril 2023 | 17h00 | Castelo de Lamego

No âmbito da participação no Fórum Internacional de Estudos Globais, no dia 12 de abril, pelas 17h00, o Castelo de Lamego será o palco do início da nova temporada “Sangue Novo Veias Antigas – Ano III”, iniciativa que tem como conceito a valorização do património através de práticas artísticas, numa rede colaborativa com escolas de ensino especializado.

O espetáculo irá contar com a participação da Academia de Música de Lamego e a Academia de Bailado Clássico Primin Treku.

Esta iniciativa, já na terceira edição, trouxe aos municípios de Lamego e Tarouca várias centenas de jovens de diferentes zonas do país, que tiveram a oportunidade de melhor conhecerem a história e locais que assumiram grande importância na construção da nossa cultura.

Esta dinâmica artística no património é colocar no presente uma ideia de futuro com base no passado.

Sangue Novo Veias Antigas é uma iniciativa organizada pelo Museu de Lamego, Monumentos do Vale do Varosa e o Teatro Solo, com a parceria do Município de Lamego e do Município de Tarouca.

OIKOS – A CASA COMUM
13 de abril de 2023 | 10h00 | Convento de Santo António de Ferreirim

No dia 13 de abril, pelas 10h00, terá lugar no Convento de Santo António de Ferreirim o quinto fórum do OIKOS – A Casa Comum. Inserido na programação do Fórum Internacional de Estudos Globais, a sessão intitulada “Os Livros da Casa” pretende mostrar como a natureza é vista pelas três religiões monoteístas, tendo como base a análise da Torah, da Bíblia e do Alcorão, os três livros serão o mote para um momento de reflexão e partilha.

Reunidos no Convento de Santo António de Ferreirim, José Manuel Laureiro (Academia Montserafad), Luís M. Figueiredo (Universidade Aberta) e Khalid Jamal (Comunidade Islâmica de Lisboa) irão conversar sobre a importância que a natureza tem para as três religiões monoteístas.

A anteceder a conversa, os participantes terão a oportunidade de assistir a uma visita orientada pela diretora do Museu de Lamego e coordenadora dos Monumentos do Vale do Varosa, Alexandra Falcão.

O cruzamento de perspetivas ancestrais sobre a natureza, irá, com certeza, trazer uma visão mais esclarecida sobre a cultura e a relação com o mundo natural.

Trata-se de mais um momento em que a Casa assume protagonismo, na demanda da sustentabilidade perene.

A conversa é aberta ao público, que terá assim a oportunidade de colocar questões sobre a temática da religião e a natureza.

OIKOS – A CASA COMUM é uma iniciativa organizada pelo Museu de Lamego, Monumentos do Vale do Varosa e o Teatro Solo, com a parceria do Município de Lamego.

Mais informação sobre o Fórum Internacional de Estudos Globais AQUI

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos