Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003-2023

A Diretora do Museu, Celina Pinto, é uma das oradoras do Encontro, realçando o papel do Museu da Terra de Miranda no estudo e salvaguarda do Património Cultural Imaterial da região que o mesmo representa.

A 17 de outubro de 2023 cumprem-se os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

A Direção-Geral do Património Cultural assinala a Convenção da UNESCO de 2003 com a dinamização do programa PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003 – 2023, compreendido por iniciativas ao longo de 2023 visando a reflexão e a valorização do património cultural imaterial no país.

A celebração terá início a 3 de abril com o ENCONTRO, numa sessão de trabalho a decorrer no Palácio D. Manuel, em Évora, que irá promover a reflexão e o debate em torno da salvaguarda do património cultural imaterial.

A cidade de Évora acolhe o evento ligando-o ao lema de Évora a Capital Europeia da Cultura, o «Vagar» como modo de vida e elemento forte do património imaterial da região.

Os trabalhos do ENCONTRO integram quatro painéis dinamizados por especialistas e profissionais da área do Património Cultural Imaterial em Portugal:

1º PAINEL – O Património Cultural Imaterial em Portugal e a Convenção UNESCO 2003-2023

2º PAINEL – Vozes do Imaterial – Os detentores do Património Cultural Imaterial em Portugal

3º PAINEL – Museus e Património Cultural Imaterial

4º PAINEL – Património Cultural Imaterial e Sustentabilidade – Interseções

A participação é aberta a todos os envolvidos e interessados pelo património cultural imaterial, mediante inscrição por um dos seguintes canais:

· formulário online: https://forms.office.com/e/UjY7ZAFXML

· email: inpci@dgpc.pt

· telefone: 213 614 217

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos