Concerto de Ano Novo no Mosteiro de Rendufe

A Banda Filarmónica de Amares - fundada em 1853 - será responsável por um concerto de Ano Novo, no próximo domingo, dia 22 de Janeiro, a partir das 17h00, no Mosteiro de Santo André de Rendufe. A entrada é livre.

A Banda Filarmónica de Amares será responsável por um concerto de Ano Novo, no próximo domingo, dia 22 de Janeiro, a partir das 17h00, no Mosteiro de Santo André de Rendufe.

A entrada é livre.

A iniciativa tem organização da Banda Filarmónica de Amares, com o apoio da Câmara de Amares e Junta de Freguesia de Rendufe.

“A Banda Filarmónica de Amares, cuja fundação remonta a 1853, é atualmente constituída por 60 elementos estando a direção artística entregue ao maestro António Ferreira. A secular instituição apresenta hoje uma jovialidade e uma ambição artística ímpar bem patente nas diversas iniciativas que promove, entres as quais se destacam os inúmeros concertos em diversas localidades do país.

O reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Amares do seu valor artístico e social através da atribuição da Medalha de Mérito Cultural veio prestigiar ainda mais o vasto currículo desta instituição. A evidente evolução da banda nos últimos anos baseada na formação e qualificação dos seus elementos foi coroada internacionalmente em Outubro de 2006, no VII Concurso Internacional de Bandas de Música em Malgrat del Mar (Barcelona), onde arrecadou o 2º prémio em termos coletivos e o prémio para melhor instrumentista.

Num certame no qual concorreram 19 bandas de vários países europeus, a Banda Filarmónica de Amares motivou rasgados elogios da crítica internacional pelo seu Virtuosismo, Musicalidade e Magistral Som. Em Abril de 2007, deslocou-se a Roma – Itália para participar no conceituado concurso internacional “La Bacchetta d’Oro” vencendo brilhantemente todos os prémios para os quais concorreu: 1º lugar em 1ª categoria, melhor maestro, melhor interpretação da obra obrigatória do concurso e ainda o “Trofeo Unione Musicale Ciociara” a coroar a banda com a maior classificação em todas as categorias (95.07%), aliás a mais alta classificação alguma vez atribuída em dez anos de concurso sendo por isso caracterizada pela imprensa italiana como “la bravíssima banda portoghese”.

Em Junho de 2007 foi dirigida pelo conceituado maestro americano William Malambri, professor da Universidade de Winthrop – U.S.A. Em Junho de 2011 apresentou-se em concerto na prestigiada Sala Guilhermina Suggia, na Casa da Música do Porto. Mais recentemente (em Dezembro de 2014), participou no primeiro concurso de Bandas Filarmónicas do Minho o qual arrecadou o 2º lugar. 

A 14 Julho de 2018 já com António Ferreira a na direção artística, a banda volta a participar em Concurso Internacional de Bandas na cidade de Benavente (Espanha), que tinha como júri os ilustres maestros e compositores, Jacob de Hann, Óscar Gonzalez Navarro, Enrique Damiàn Cebolla, arrecadando os três principais prémios, o de melhor banda, melhor interpretação da obra obrigatória e o prémio do público, alcançando o 1º lugar na classificação geral. Dispõe actualmente de quatro gravações em CD (2003/2010/2013/2015-Concerto de Natal) e Sete registos em DVD (2007/2010/2011/2013/2014/2015-C.N/2107e 2018-A.Novo, 2019 e 2020).

Por tudo isto, é hoje firme convicção e dever da instituição continuar a aposta numa política de sustentabilidade, formação e qualidade baseada em elevados padrões de exigência, conferindo à Banda Filarmónica de Amares um elevado nível de profissionalismo e excelência, assumindo-se hoje como uma referência incontornável no panorama Filarmónico Português”.

(fonte: bandasfilarmonicas.com)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos