Assinatura do contrato de concessão do Mosteiro de Rendufe

A assinatura do contrato de concessão de exploração do Mosteiro de Rendufe, no âmbito do Programa Revive, decorreu, esta tarde, na Casa Allen, no Porto. O Revive é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças.

O contrato, válido por um período de 50 anos, foi assinado entre a Direção-Geral do Tesouro e Finanças e a Direção Regional de Cultura do Norte, enquanto entidades concedentes, e a empresa Principal Segmento, Lda, vencedora do concurso de exploração do Mosteiro de Rendufe.

A concessão da exploração do imóvel prevê a realização de obras, incluindo de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos, como estabelecimento hoteleiro, nos termos da legislação em vigor.

Um dos principais centros beneditinos portugueses entre os séculos XII e XIV, o Mosteiro de Santo André de Rendufe começou a ser construído em data anterior a 1090, ao tempo do Conde D. Henrique. O Mosteiro fica isolado entre vinhas, com acesso através de um imponente terreiro enquadrado com a fachada barroca da Igreja e o conjunto monástico a sul, onde se situava a biblioteca edificada em 1716, o dormitório que remonta a 1728 e o claustro do qual subsistem as ruínas do primeiro nível com arcadas e capitéis toscanos.

Lançado em 2016, o programa de reabilitação e valorização de património do Estado (Revive Património e Revive Natureza) é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças.

O programa pretende recuperar imóveis que se encontrem devolutos ou em mau estado de conservação, que não tenham potencial para serem adaptados para fins de habitação, permitindo que neles se desenvolvam projetos turísticos com recurso a investimento público e privado.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos