200 anos da primeira constituição assinala-se no Paço dos Duques

Bicentenário da primeira constituição lusa será assinalado no Paço dos Duques, com um concerto da Orquestra do Norte, agendado para dia 17 setembro, pelas 21h30, interpretando obras de Mozart, Jorge Salgueiro e Jean Sibelius.

Promovido pela ASMAV, o concerto da Orquestra do Norte celebra a efeméride com interpretações de obras de Mozart, Jorge Salgueiro e Jean Sibelius. Atuação está marcada para 17 de setembro, às 21h30.

Consequência da revolução liberal de 1820, originária do Porto por iniciativa do Sinédrio, a primeira constituição portuguesa foi aprovada a 23 de setembro de 1822. O documento inspirava-se noutras monarquias constitucionais da época – Suécia, Noruega e Espanha, ainda que a Constituição de 1812 tenha sido revogada em 1814 -, visando romper com o absolutismo que a precedia.

Em Guimarães, a Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) vai assinalar os 200 anos de um documento, a seu ver, inspirado “no mais avançado pensamento liberal da época”, precursor da Constituição republicana de 1911 e, por essa via, da constituição democrática e abrilista de 1976, com um concerto da Orquestra do Norte.

Marcada para 17 de setembro, no Paço dos Duques de Bragança, o espetáculo “200 anos da Constituição Liberal de 1822”, dirigido pelo maestro Fernando Marinho, com a participação da soprano Helena Castro Ferreira e do barítono Diogo Oliveira.

A orquestra vai interpretar Mozart, Jean Sibelius, o compositor associado à independência da Finlândia, em 1917, e Jorge Salgueiro, compositor português da contemporaneidade, num concerto gratuito, limitado à lotação do espaço.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos