ViViFICAR convoca artistas durienses

Quatro artistas durienses são chamados a integrar um programa de criação e exposição em quatro municípios da região, em colaboração com mais oito artistas, nacionais e noruegueses. A Direção Regional de Cultura do Norte associa-se à divulgação da iniciativa, cujas candidaturas decorrem até 19 de novembro.

Financiado pela EEA Grants, o projeto, imersivo e transdisciplinar, articula fotografia, novos média e arquitetura. O objetivo passa por construir diálogos entre artistas, comunidades locais e territórios, a partir de estratégias participativas de criação e exposição de obras de arte.

Alijó, Lamego, Mêda e Torre de Moncorvo são o palco deste projeto, que arranca com uma convocatória para a atribuição de quatro bolsas destinadas a artistas naturais ou residentes na região demarcada do Douro, no valor monetário de 3.000€.

Em cada residência artística irão intervir três artistas: um residente ou natural da região, um nacional e um norueguês, tendo em vista a criação de trabalhos inéditos sobre estes territórios. Como resultado, será produzida uma exposição, apresentada nos respetivos municípios, estando também programada uma mostra coletiva no Museu do Douro e no Surnadal Billag, na Noruega, com uma seleção dos trabalhos dos 12 artistas.

O projeto ViViFiCAR é organizado e produzido pela Plataforma Ci.CLO, financiado pela EEA Grants e cofinanciado pela Fundação Museu do Douro, Câmara Municipal de Alijó, Câmara Municipal de Lamego, Câmara Municipal de Mêda e Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, com o apoio mecenático do BPI e da Fundação “la Caixa“, e em parceria o Surnadal Billag A/S (Noruega) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Toda a informação disponível em www.vivificar.pt

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos