Visita às intervenções no Vale do Varosa

A Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, visitou, ontem, o Museu de Lamego, a Sé de Lamego e os Monumentos do Vale do Varosa, para apreciar o andamento das diversas obras em curso.

No Convento de Santo António de Ferreirim, os trabalhos incluem a melhoria da acessibilidade à igreja e centro interpretativo, através do claustro, permitindo um maior conforto no acesso às instalações sanitárias e, através da reabilitação dos percursos circundantes à igreja, o usufruto visual em condições desejáveis para os visitantes. Por outro lado, a criação de um acesso à torre permitirá ao visitante uma experiência de grande impacto e uma perspetiva total do claustro, do antigo mosteiro e da paisagem envolvente.  

No Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, depois da intervenção de conservação e restauro do teto da antiga Botica, decorrem obras na zona envolvente da igreja e no piso superior do emblemático Claustro do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, permitindo ampliar a área de visita deste mosteiro cisterciense.

As obras de valorização no Convento de Santo António de Ferreirim e no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas acontecem ao abrigo da Operação “Vale do Varosa II”, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciada pelo Programa Norte 2020.

A Direção Regional de Cultura do Norte está, igualmente, a promover trabalhos de conservação e restauro das fachadas da igreja e da torre sineira da Sé Catedral de Lamego, que abrangem os elementos construtivos da envolvente exterior, implicando ações de limpeza, consolidação, estabilização estrutural e restauro, procurando diminuir o impacto das alterações e minimizar a degradação dos paramentos, cantarias e elementos esculpidos.

As intervenções em curso na Sé de Lamego estão enquadradas na operação Rota das Catedrais a Norte, cofinanciada pelo Programa Operacional NORTE 2020.

banner norte 2020
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O Museu do Abade de Baçal, Bragança, inaugura no próximo dia 16 de dezembro, às 15h00, a exposição Berta Nery Durão – Percurso e Identidade. Um convite à descoberta da obra da artista, discípula de Columbano Bordalo Pinheiro e Carlos Reis.
Siga-nos