VI Encontro de Música Medieval em Ponte de Lima

Com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, decorre no dia 23 dezembro, pelas 21h30, na Igreja dos Terceiros em Ponte de Lima, a estreia de “Trovadores e Menestréis nas Cantigas de Santa Maria”, inserido no VI Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima.

Na “Rota do Peregrino” propõe um programa inteiramente dedicado às Cantigas de Santa Maria como canções de amor terrenas de trovadores.

“Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima – Caminho Português de Santiago” é um projeto anual fundado em 2017, sob direção geral de Daniela Tomaz (Ensemble Med), direção artística de Maurício Molina (City University of New York) e promovido pel’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, em parceria com o Município de Ponte de Lima, o Teatro Diogo Bernardes e o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos.

Em 2022, a residência artística e apresentação reunirá 8 músicos profissionais de Portugal e Espanha, estreando um novo programa intitulado “Trovadores e Menestréis nas Cantigas de Santa Maria”, inserido no VI Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago”.

No programa “Trovadores e Menestréis nas Cantigas de Santa Maria”, o ensemble português de música medieval ‘Na Rota do Peregrino’ explora uma coleção de Cantigas de Santa Maria que estão diretamente relacionadas com os repertórios troubadour-trouvère e canções em latim.

As Cantigas de Santa Maria (CSM) são uma coleção de mais de quatrocentas canções monofónicas em galaico-português, compostas e compiladas em Castela na corte do Rei Afonso X “O Sábio” (1252-1284).

A coleção completa apresenta-nos dois tipos de cantigas: canções com textos narrativos que relatam milagres realizados pela Virgem Maria pelo mundo conhecido, e canções líricas utilizadas para rezar e comunicar a devoção pessoal e pensamentos mais íntimos.

Dentro das cantigas de tipo lírico encontramos a voz insistente de Afonso X, apresentando-se como trovador e adorando a Virgem Maria com a linguagem do amor cortês.

O programa desta noite explora as Cantigas de Santa Maria como canções de amor trovadorescas terrenas, que, potencialmente, através da performance musical, poderiam abrir a porta ao amor divino.

O evento conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

Entrada gratuita

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos