«Um Objeto e seus Discursos» sobre António Carneiro

A Casa-Oficina António Carneiro será palco e protagonista do arranque deste novo ciclo, numa conversa entre Laura Castro e Camilo Rebelo, com moderação do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado. Dia 18 março, pelas 18h00.

Com Laura Castro e Camilo Rebelo. Moderação: Jorge Sobrado.
Abertura com o vereador do Urbanismo e Espaço Público da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha.

Quinzenalmente, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas. Centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias.

Nesta sessão, faz-se um muito desejado levantar do véu sobre a obra de reabilitação, em fase de conclusão, da icónica casa e ateliê do pintor simbolista António Carneiro, mandada construir pelo próprio nos anos 20 do século passado. Foi ainda morada dos seus filhos Carlos Carneiro, também pintor, e Cláudio Carneiro, compositor. História e arquitetura, a cidade e as artes marcam a conversa de abertura do ciclo.

Laura Castro é, desde 2021, diretora regional de Cultura do Norte. Historiadora de Arte, professora e investigadora, doutorou-se em Arte e Design pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010). É mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993) e licenciada pela FLUP.

Professora na Escola das Artes Católica Porto, da qual foi diretora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma Escola.

Entre o início da década de 1990 e 2006 trabalhou na Câmara Municipal do Porto e colaborou com a Câmara Municipal de Matosinhos. Publica regularmente sobre temas de arte moderna e contemporânea, museologia e património. É membro da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) e da APHA (Associação Portuguesa de Historiadores de Arte), a cuja direção pertenceu entre 2005 e 2009.

Membro do Conselho de Fundadores do Lugar do Desenho-Fundação Júlio Resende e do Conselho de Administração desta instituição entre 2009 e 2014, e entre 2019 e 2020. Membro da Direção da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL, entre 2010-2015. Presidente da Direção do Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto entre 2015 e 2020.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro traz à Casa das Artes do Porto cine-concertos, música, dança, cinema e, no dia 5, a presença dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na apresentação do livro «Cumplicidades: nos percursos de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura».
Siga-nos