«Um Objeto e seus Discursos» sobre António Carneiro

A Casa-Oficina António Carneiro será palco e protagonista do arranque deste novo ciclo, numa conversa entre Laura Castro e Camilo Rebelo, com moderação do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado. Dia 18 março, pelas 18h00.

Com Laura Castro e Camilo Rebelo. Moderação: Jorge Sobrado.
Abertura com o vereador do Urbanismo e Espaço Público da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha.

Quinzenalmente, Um Objeto e seus Discursos propõe ao público o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, mais ou menos conhecidas. Centrado nos patrimónios do Museu e das Bibliotecas do Porto, regressa à agenda da cidade um ciclo de encontros de boas memórias.

Nesta sessão, faz-se um muito desejado levantar do véu sobre a obra de reabilitação, em fase de conclusão, da icónica casa e ateliê do pintor simbolista António Carneiro, mandada construir pelo próprio nos anos 20 do século passado. Foi ainda morada dos seus filhos Carlos Carneiro, também pintor, e Cláudio Carneiro, compositor. História e arquitetura, a cidade e as artes marcam a conversa de abertura do ciclo.

Laura Castro é, desde 2021, diretora regional de Cultura do Norte. Historiadora de Arte, professora e investigadora, doutorou-se em Arte e Design pela Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010). É mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993) e licenciada pela FLUP.

Professora na Escola das Artes Católica Porto, da qual foi diretora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma Escola.

Entre o início da década de 1990 e 2006 trabalhou na Câmara Municipal do Porto e colaborou com a Câmara Municipal de Matosinhos. Publica regularmente sobre temas de arte moderna e contemporânea, museologia e património. É membro da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) e da APHA (Associação Portuguesa de Historiadores de Arte), a cuja direção pertenceu entre 2005 e 2009.

Membro do Conselho de Fundadores do Lugar do Desenho-Fundação Júlio Resende e do Conselho de Administração desta instituição entre 2009 e 2014, e entre 2019 e 2020. Membro da Direção da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL, entre 2010-2015. Presidente da Direção do Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto entre 2015 e 2020.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos