Tomada de Posse dos novos diretores em Bragança e Braga

Jorge da Costa, novo Diretor do Museu do Abade de Baçal e da Domus Municipalis; e Alexandra Cerveira Lima, nova Diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, tomam posse nos dias 2 e 3 novembro, respetivamente.

A sessão de tomada de posse dos novos diretores dos museus de Bragança e Braga terá entrada livre e irá decorrer nos seguintes dias, contando com a presença de Laura Castro, Diretora Regional de Cultura do Norte:

  • Museu do Abade de Baçal, em Bragança – dia 2 novembro, pelas 14h30
  • Museu D. Diogo de Sousa, em Braga – dia 3 novembro, pelas 14h30

Jorge da Costa – Diretor do Museu do Abade de Baçal e da Domus Municipalis, em Bragança
Nota Curricular

Jorge da Costa, licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga; Pós-Graduado em Arte Contemporânea, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Mestre em Arte Contemporânea, pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto; Doutorando em Estudos do Património – Museologia, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Membro da equipa da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) da Direção-Geral das Artes (DGARTES). Membro do Laboratório de Artes na Montanha – Graça Morais.

Docente do ensino secundário até 2007. Exerce, desde 2007, como Técnico superior do Departamento Cultural da Câmara Municipal de Bragança, funções de direção artística e curadoria no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, e simultaneamente, desde 2013, no Centro de Fotografia Georges Dussaud. Entre 2007 e 2018, coordenou e programou o Museu Ibérico da Máscara e do Traje e o Centro Cultural Municipal de Bragança.

Comissariou mais de 80 exposições de artistas nacionais e estrangeiros, bem como de importantes coleções públicas e privadas, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, e em diversos museus e Bienais de Arte do país.

Tem participado, como orador, em conferências e colóquios nacionais e internacionais, sobre domínios como a história da arte, a educação, mediação e o património. Tem-se dedicado à inventariação, gestão e estudo de coleções. Tem participado como júri convidado em diversos projetos artísticos nacionais e internacionais.

É autor de inúmeros títulos publicados em livros, catálogos e publicações periódicas.


Alexandra Cerveira Lima – Diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, em Braga.
Nota Curricular

Alexandra Cerveira Lima é licenciada em História, Variante de Arqueologia e Mestre em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Detém os diplomas do Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) e do Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP), do Instituto Nacional de Administração I.P. (INA).

Diretora do Parque Arqueológico do Vale do Côa entre 2004 e 2010, assegurando a abertura e o primeiro meio ano de funcionamento do Museu do Côa.

Entre novembro de 2016 e setembro de 2018, exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto (CMP) e entre  setembro de 2018 e janeiro de 2022, o cargo de Chefe da Divisão de Património Cultural da CMP.

Foi formadora e docente no ensino básico e superior; técnica superior no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Parque Natural do Douro Internacional, do quadro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e técnica superior no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Foi fundadora e dirigente da Associação Profissional de Arqueólogos e da Associação de Amigos do Parque e Museu do Côa e consultora da Associação Transumância e Natureza.

Participou em diversos projetos de investigação, de que decorre a autoria e coautoria de artigos e livros, bem como a participação, como oradora e palestrante, em congressos, encontros científicos, seminários e ações de divulgação. 


Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos