Teatro no Museu [de Lamego] fora de portas

Inserido na programação de TEXTEMUNHOS – Festival Literário, que terá lugar em Lamego, o Museu de Lamego e Cantiga d’Alba – Associação Cultural apresentam a peça Cândido, ou o Optimismo, numa adaptação da obra homónima de Voltaire.

Inserido na programação de TEXTEMUNHOS – Festival Literário, que terá lugar em Lamego, entre 6 e 8 de outubro, o Museu de Lamego e Cantiga d’Alba – Associação Cultural, com o apoio do Município de Lamego, apresentam a peça Cândido, ou o Optimismo, numa adaptação da obra homónima de Voltaire, no próximo dia 21 de maio, pela 21h30, no Teatro Ribeiro Conceição.

Cândido, ou o Optimismo estabelece um diálogo com a nossa história do período Pombalino. O conto de Voltaire conduz-nos numa viagem ao interior do seu tempo. Entre o cómico, o trágico, somos levados a observar os meandros mais nefandos do comportamento humano no Século das Luzes, repetido e retomado ao longo da escuridão dos tempos, e de hoje. Para além da riqueza e inesgotabilidade do texto, o conto revela-nos comportamentos, costumes, o pensamento filosófico e factos da época passíveis de estabelecerem um diálogo vivo com o presente.

A passagem de Cândido por Lisboa na data do terramoto de 1755 constitui um ponto de partida para a relação que estabelecemos entre a obra e um dos factos mais marcantes da nossa história. Para a criação do espetáculo, é proposto o constante diálogo entre o passado e o presente. Salientam-se a interminável guerra, questões relativas ao racismo, homofobias, xenofobias, opressões pelos grupos detentores de poder perante os mais fragilizados, como a sujeição da mulher ao longo dos tempos, a tirania e o domínio da Igreja. Pretende-se estimular o pensamento crítico mediante questões que, ainda hoje, nos concernem. Em vários momentos da peça, anula-se o efeito de «quarta parede» e estabelece-se uma relação de proximidade com o público. A nossa proposta dramatúrgica integra um cruzamento artístico a várias vozes: património histórico, teatro, texto, desenho de som, design multimédia.

O espetáculo será transmitido em streaming nas páginas de Facebook do Museu de Lamego e da Cantiga D’Alba – Associação Cultural. 

Entrada gratuita

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos