Semana da Leitura 2022: Webinar

No âmbito da Semana da Leitura promovida pela Rede de Bibliotecas de Lamego, o Museu de Lamego organiza a conversa Um rico pano. Literatura e Paisagem, a decorrer em formato online, no próximo dia 28 de abril, pelas 21h30.

Um rico pano. Literatura e Paisagem sucede à Conversa [im]provável sobre Arte e Literatura, realizada o ano passado, com o objetivo de incentivar educadores e, fundamentalmente, os alunos a participar no concurso escolar de escrita criativa Estórias [im]prováveis, enquanto decorre a fase de inscrição para a submissão de trabalhos para a 3ª edição do prémio (toda a informação e regulamento aqui).

Associada às comemorações dos 20 Anos do Douro Património Mundial, a edição do concurso deste ano tem como tema o Douro. Assunto também para a conversa, que parte do livro do historiador de arte Nuno Resende, Um rico pano. Antologia de verso, prosa e imagem de Lamego (2018), para um diálogo contemporâneo com alguns livros clássicos – e outros menos conhecidos – da literatura duriense, numa oportunidade de revisitar a obra de Camilo Castelo Branco, João Araújo Correia, José Agostinho de Oliveira, Manuel Mendes e Pina de Moraes, entre outros.

Lançado o desafio a Nuno Resende para uma seleção de textos, incluídos ou não na Antologia, e com a cumplicidade de João Morales e de Tiago Salazar, programadores de Textemunhos – Festival Literário 2022, a acontecer, em Lamego, entre 5 e 8 de outubro, procuramos mais cinco amigos do museu (e do Douro), que aceitaram o convite para a partilha dos textos escolhidos, através da leitura comentada de alguns excertos.  Como resultado, um painel de participantes, que se pretendeu heterogéneo, com origens e percursos diversos e em vários domínios, de modo a promover um encontro entre diferentes olhares, sensibilidades e vivências nos modos de Ler e sentir o Douro.

Ao Nuno Resende, João Morales e Tiago Salazar, juntam-se a atriz Catarina Requeijo e o artista plástico Francisco Laranjo, ambos ligados a Lamego, mas há muito radicados em Lisboa e no Porto, respetivamente, e Vítor Rebelo, lamecense, bibliotecário e coordenador da Biblioteca Municipal.

A fechar o painel, da área do empreendedorismo, Turismo e Agricultura Sustentável, mas também da História, com um profundo conhecimento sobre a história de Lamego, Anísio Saraiva, de Coimbra, a residir em Vidago.

Participe no diálogo com as Letras do Douro, a partir da página de Facebook do Museu de Lamego, dia 28 de abril, as 21h30.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
O mês de dezembro de 2023 marca 10 anos de parceria entre o Cineclube do Porto e a Casa das Artes. Para assinalar a data, no dia 13 de dezembro, em sessão especial, é exibido o filme F.W. Murnau AURORA. Mas até ao final do mês, há muito mais para ver.
Siga-nos