Semana da Leitura 2022: Webinar

No âmbito da Semana da Leitura promovida pela Rede de Bibliotecas de Lamego, o Museu de Lamego organiza a conversa Um rico pano. Literatura e Paisagem, a decorrer em formato online, no próximo dia 28 de abril, pelas 21h30.

Um rico pano. Literatura e Paisagem sucede à Conversa [im]provável sobre Arte e Literatura, realizada o ano passado, com o objetivo de incentivar educadores e, fundamentalmente, os alunos a participar no concurso escolar de escrita criativa Estórias [im]prováveis, enquanto decorre a fase de inscrição para a submissão de trabalhos para a 3ª edição do prémio (toda a informação e regulamento aqui).

Associada às comemorações dos 20 Anos do Douro Património Mundial, a edição do concurso deste ano tem como tema o Douro. Assunto também para a conversa, que parte do livro do historiador de arte Nuno Resende, Um rico pano. Antologia de verso, prosa e imagem de Lamego (2018), para um diálogo contemporâneo com alguns livros clássicos – e outros menos conhecidos – da literatura duriense, numa oportunidade de revisitar a obra de Camilo Castelo Branco, João Araújo Correia, José Agostinho de Oliveira, Manuel Mendes e Pina de Moraes, entre outros.

Lançado o desafio a Nuno Resende para uma seleção de textos, incluídos ou não na Antologia, e com a cumplicidade de João Morales e de Tiago Salazar, programadores de Textemunhos – Festival Literário 2022, a acontecer, em Lamego, entre 5 e 8 de outubro, procuramos mais cinco amigos do museu (e do Douro), que aceitaram o convite para a partilha dos textos escolhidos, através da leitura comentada de alguns excertos.  Como resultado, um painel de participantes, que se pretendeu heterogéneo, com origens e percursos diversos e em vários domínios, de modo a promover um encontro entre diferentes olhares, sensibilidades e vivências nos modos de Ler e sentir o Douro.

Ao Nuno Resende, João Morales e Tiago Salazar, juntam-se a atriz Catarina Requeijo e o artista plástico Francisco Laranjo, ambos ligados a Lamego, mas há muito radicados em Lisboa e no Porto, respetivamente, e Vítor Rebelo, lamecense, bibliotecário e coordenador da Biblioteca Municipal.

A fechar o painel, da área do empreendedorismo, Turismo e Agricultura Sustentável, mas também da História, com um profundo conhecimento sobre a história de Lamego, Anísio Saraiva, de Coimbra, a residir em Vidago.

Participe no diálogo com as Letras do Douro, a partir da página de Facebook do Museu de Lamego, dia 28 de abril, as 21h30.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos