Rodrigo Leão na Igreja Matriz de Vila do Conde

Um concerto de Rodrigo Leão na Igreja Matriz de Vila do Conde irá marcar o culminar da intervenção atualmente em curso no monumento. O concerto vai decorrer no próximo dia 1 junho, pelas 21h30, com entrada livre, sujeita à lotação da Igreja.

Um concerto de Rodrigo Leão na Igreja Matriz de Vila do Conde irá marcar o culminar da intervenção atualmente em curso no monumento. O concerto vai decorrer no próximo dia 1 junho 2023, pelas 21h30, com entrada livre, sujeita à lotação da Igreja e à apresentação de bilhete*.

A intervenção na Igreja Matriz de Vila do Conde resulta de uma candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte ao Aviso Património Cultural-Infraestrutural do Programa Operacional Norte 2020.

O projeto de intervenção, que se encontra na fase final, divide-se em duas áreas fundamentais: a torre sineira e a cobertura da igreja.

A intervenção na torre sineira visou a recuperação de todas as suas estruturas, a construção de novas, melhorar a acessibilidade e favorecer a funcionalidade dos seus sinos e da visita ao seu interior.

A intervenção na cobertura da igreja visou resolver os problemas de estanquidade à água detetados, com solução de elevada durabilidade, reduzida manutenção e de reduzido impacto no património edificado.

Concerto de Rodrigo Leão

A carreira a solo que levou Rodrigo Leão ao reconhecimento global começou há trinta anos. Foi em 1993 que Rodrigo, então ainda parte integrante dos Madredeus, editou o seu primeiro trabalho em nome próprio: Ave Mundi Luminar explorava recantos criativos que não cabiam nos seus projetos anteriores. O disco tornou-se num sucesso inesperado.

Nas três décadas que decorreram desde Ave Mundi Luminar, Rodrigo tornou-se num dos mais queridos de todos os artistas portugueses. A par dos álbuns que chegaram ao 1º lugar das tabelas de vendas em Portugal, várias gravações suas viram edição internacional em marcas tão prestigiadas como a Deutsche Grammophon ou a Sony Classical.

Explorando sem medos as múltiplas possibilidades da composição, entre o popular e o erudito, o electrónico e o orquestral, o seu nome é citado ao lado de referências da música contemporânea como Ryuichi Sakamoto, Ludovico Einaudi ou Jóhann Jóhansson.

Escreveu bandas-sonoras para filmes tão diferentes como a comédia de sucesso A Gaiola Dourada, o drama nomeado para os Óscares O Mordomo, a série televisiva Portugal – Um Retrato Social ou o documentário sobre os anos 1960 No Intenso Agora. E, nas suas canções, colaborou com artistas como Beth Gibbons dos Portishead, Neil Hannon dos Divine Comedy, Scott Matthew, Rui Reininho dos GNR, Joan as Police Woman, Stuart Staples dos Tindersticks ou Lula Pena.

Neste espetáculo Rodrigo Leão reúne uma seleção pessoal de temas clássicos de sua autoria. É, por isso, bastante eclético, com uma grande abrangência de estilos musicais que vão do neoclássico à valsa.

Sobre a Igreja Matriz de Vila do Conde

A Igreja Matriz é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e concelho de Vila do Conde.

Desde o século XVI, transformou-se no maior centro de culto da Paróquia de S. João Baptista. Quando foi construída era a maior igreja paroquial do seu tempo e, ainda hoje, é uma das maiores do país.

A decisão de se construir uma nova matriz, em 1496 – em substituição da antiga matriz que se situava no monte do mosteiro e era pequena – corresponde ao anseio de uma população, que há muito descia as encostas do monte, para morar mais perto do porto do Ave, numa época em que Vila do Conde fervilhava com o comércio do Império Português.

A construção da Matriz de Vila do Conde foi impulsionada com a passagem do Rei D. Manuel I por Vila do Conde, a caminho de Compostela, em 1502, que – além de uma contribuição pessoal – derramou impostos sobre o povo e as freiras de Santa Clara para a construção da nova matriz.

A Igreja Matriz de Vila do Conde está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

* Os bilhetes gratuitos para assistir ao concerto de Rodrigo Leão serão distribuídos no Centro Paroquial de Vila do Conde. Cada pessoa poderá levantar até dois bilhetes.

Horário de Atendimento do Centro Paroquial disponível AQUI

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos