Restauro concluído na Capela da Misericórdia de Murça

Após uma significativa intervenção de conservação e restauro, reabriu a Capela da Misericórdia de Murça, numa cerimónia presidida pelo Bispo da Diocese de Vila Real. A obra foi realizada no âmbito do plano de Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua.

A intervenção, orçada em 330 mil euros, contemplou a recuperação do exterior da capela, a conservação e restauro da pintura mural, granitos e mármores, e a conservação e restauro da talha e acessórios de retábulo e esculturas.

A inauguração das obras de restauro decorreu no passado dia 7 dezembro, contando com sessão solene e ritual da dedicação do novo altar da Capela da Misericórdia de Murça, cerimónia presidida pelo Bispo da Diocese de Vila Real, D. António Augusto.

No decorrer da cerimónia, foi assinado o Protocolo de Gestão e Utilização Capela da Misericórdia de Murça, entre o Município de Murça, a Direção Regional de Cultura do Norte (representada pelo Diretor de Serviços dos Bens Culturais, David Ferreira), a Fábrica da Igreja Paroquial de Murça e a Santa Casa da Misericórdia de Murça.

Direitos Reservados

A Capela da Misericórdia de Murça é um imóvel classificado como de Interesse Público, pelo Decreto n.º 735/74, DG, I Série, n.º 297, de 21 de dezembro de 1974. Teve nos últimos anos uma recuperação importante dividida em duas fases distintas.

A primeira fase de intervenções foi muito minuciosa, tendo incidido na recuperação do exterior, dando uma nova imagem às cantarias lavradas, ao pórtico e às quatro colunas, muito trabalhadas, bem como à cimalha onde se encontra um nicho com uma imagem.

Já a segunda fase focou-se na recuperação interior, nomeadamente ao nível da conservação e restauro da pintura mural, granito e mármore existente.

A presente intervenção decorreu no âmbito do plano de Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua, conforme protocolo assinado, em 2013, entre a Direção Regional de Cultura do Norte, a EDP – Gestão da Produção de Energia S.A. e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua – Associação ADRVT.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Skype
Notícias Recentes
Hoje apenas lhe dizemos OBRIGADA. OBRIGADA por nos ter acompanhado ao longo dos últimos anos, OBRIGADA por ter estado connosco na proteção do património, na atividade dos museus e na dinamização cultural a Norte.
Siga-nos